Temporais afetam abastecimento de água em cidades da região

A Sanepar divulgou comunicado à imprensa na manhã desta quinta-feira (17), informando que temporais que atingiram as cidades de Barbosa Ferraz e Fênix na noite desta quarta-feira (16), interromperam o fornecimento de energia elétrica, afetando, consequentemente, o abastecimento de água à população nas duas cidades.

Em Fênix, conforme a Sanepar, o sistema de abastecimento de água continua sem energia até o momento. “A falta de energia, provocada pelo temporal, afeta o fornecimento de água em todas as regiões da cidade, desde o início da noite de ontem [quarta-feira]. A Copel trabalha para restabelecer a energia ainda sem prazo. Por esta razão, não há previsão para normalização no abastecimento”, informou.

A mesma situação acontece na cidade de Barbosa Ferraz, onde o sistema de abastecimento também permanece sem energia elétrica após as fortes chuvas de ontem à noite.

“Por esta razão, o abastecimento continua prejudicado nas regiões do Conjunto Primavera, Vila Bento, Vila Roque, Conjunto Maria Pinheiro Costa, Quebra Mola e parte da área central de Barbosa Ferraz. Ainda não há previsão da Copel para restabelecer a energia”, diz a Sanepar, ao destacar que o abastecimento deverá ser normalizado durante a noite, e de forma gradativa. A orientação é evitar desperdícios.

Tempestades atingiram nesta quarta-feira uma faixa territorial da Comcam. A cidade de Luiziana também foi afetada por fortes ventos e bastante granizo. Algumas áreas com soja que estavam prontas para colheita sofreram grandes danos. Com a força das pedras, as vagens debulharam, causando a queda dos grãos, resultando em perdas. Em uma das propriedades atingidas, a estimativa é que o granizo causou a perda de no mínimo 20 sacas de soja por alqueire. “As pedras eram bastante grandes”, falou um funcionário que estava no local.

A sede da cidade também foi atingida. No Conjunto Esperança, por exemplo, várias residências tiveram os telhados danificados pela força dos ventos e granizo. Em uma das casas, um morador chegou a se esconder dentro de uma pia.

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os temporais foram localizados. Para esta quinta-feira (17), segundo o Instituto, o ar mais quente e úmido favorece a intensificação de nuvens de chuva a partir da tarde em várias regiões do Paraná. “A sensação de calor prossegue em grande parte do Estado, condição que também contribui para ocorrência de alguns temporais, principalmente na metade sul paranaense”, prevê o Simepar.