“Vamos fazer um governo participativo”, diz ‘Xandão’, novo prefeito de Corumbataí do Sul

Dando continuidade à série de entrevistas com os prefeitos eleitos para a próxima gestão na Comcam, a TRIBUNA traz nesta terça-feira (23), entrevista com Alexandre Donato (PSD), o ‘Xandão’, prefeito eleito com 2.049 votos (69,3%) em Corumbataí do Sul. Seu vice-prefeito é o agricultor Elias Fernandes (Cidadania). ‘Xandão’ venceu nas urnas o ex-prefeito Osney Picanço (MDB), que obteve 645 votos (22,01%). O novo prefeito afirmou que fará um governo participativo, ouvindo e acolhendo sugestões da população.

“Vamos fazer o máximo para corresponder a todos. E sempre ouvindo a nossa população. As melhores propostas saem do anseio do povo e não dos políticos. Então vamos atender nossa população ouvindo ela e trazendo para a administração as propostas buscando um bom trabalho”, afirmou. Ele disse que governará o município para ‘todos’. Independente de quem votou nele, todos os moradores receberão a mesma atenção, indistintamente. “São moradores de Corumbataí do Sul e terão todo nosso respeito”, ressaltou.

Entre os principais projetos para o próximo mandato ‘Xandão’ destacou que dará continuidade principalmente a obras de infraestrutura e reforma das unidades de saúde. “Vamos dar continuidade em alguns projetos que já estão em andamento como reforma das unidades de saúde. Vamos cuidar com muito carinho das nossas estradas rurais dando toda atenção aos nossos produtores, na educação queremos avançar também, nossa frota já está 90% renovada, vamos concluir esta renovação. Outra área que terá muito nossa atenção é a de infraestrutura: asfaltar mais ruas, aumentar nossa rede de esgota que já atinge 85% do município, entre outros”, enfatizou

O novo prefeito acrescentou que manterá boa parte dos atuais secretários, porém algumas mudanças ocorrerão no primeiro escalão. Natural de Rancho Alegre, ‘Xandão’ tem 49 anos, é casado, servidor público concursado em Corumbataí do Sul. Já foi vereador por dois mandatos, presidente da Acamdoze, e está no segundo mandato de vice-prefeito da cidade. Leia abaixo a entrevista completa.

Tribuna do Interior – Passada a euforia das eleições qual o sentimento neste momento?
Alexandre Donato “Xandão” – De gratidão com a nossa população por ter nos confiado este mandato. Acredito que nosso trabalho foi reconhecido ao longo de todos estes anos. Sou funcionário público da prefeitura há quase 26 anos e tive dois mandatos de vereador, dois de vice e agora prefeito. 

Sua votação foi bastante expressiva, recebeu praticamente 70% dos votos válidos? Como avalia este resultado?
Avalio o resultado como muito positivo. É o fruto de um trabalho de vários anos. Não foi uma surpresa. Pela conversa que vínhamos mantendo com a população já esperávamos uma boa votação. Para isso contou muito a parceria do prefeito ‘Caxão’, que me ajudou muito dando abertura para trabalhar dentro do município. Isso fez toda diferença.

Ou seja, esta boa votação teve também a ver com o trabalho realizado pela atual administração da qual você faz parte?
Sim, sim. Com certeza. A nossa população reconheceu o trabalho que tem sido feito em todas as áreas, principalmente na saúde. As pessoas entenderam o nosso plano de trabalho e aprovaram. Prova disso foi o resultado nas urnas. 

O senhor é servidor concursado, já foi vereador, e é atualmente vice-prefeito. Isso tudo conta como bagagem para comandar a prefeitura a partir de 2021?
Com toda certeza. Fui vereador por dois mandatos, presidente da Acamdoze (Associação Regional de Vereadores), por dois mandatos também onde fiz muitos amigos e adquiri muita experiência na vida pública. E no Executivo, o “Caxão” deixou a gente trabalhar muito. Com isso, naturalmente criamos uma bagagem para poder administrar o nosso município da melhor maneira possível.

Quais os principais projetos para o mandato?
Estamos com nossa frota de saúde toda renovada pela atual administração. Vamos dar continuidade em alguns projetos que já estão em andamento como reforma das unidades de saúde, manter nossa equipe de saúde no trabalho qualificando eles cada vez mais. Vamos cuidar com muito carinho das nossas estradas rurais dando toda atenção aos nossos produtores. Na educação queremos avançar também, nossa frota já está 90% renovada, vamos concluir esta renovação. Outra área que terá muito nossa atenção é a de infraestrutura: asfaltar mais ruas, aumentar nossa rede de esgota que já atinge 85% do município, entre outros.

Como será o governo de Xandão?
O Xandão e sua equipe irão governar para todos. Não importa quem votou ou deixou de votar em nós, todos receberão a mesma atenção. São moradores de Corumbataí do Sul e terão todo nosso respeito, igualmente.

Como será feita a escolha de sua equipe de trabalho?
Vamos conversar com todos os secretários que atuam no município no momento e trocar ideias para tocarmos o município em frente. Se tiver que substituir alguns, vamos fazer, mas não será uma coisa radical. Ou seja, parte da equipe que está continuará. Em time que está vencendo não se mexe.

O que espera do seu vice-prefeito Elias?
Nosso vice, o Elias vai trabalhar com nós na administração. Eu falei para ele que a partir do dia 16 de novembro (dia seguinte às Eleições Municipais) acabou a política, ele não é político e eu não sou político Nós somos trabalhadores de Corumbataí do Sul.

Qual sua avaliação da composição da Câmara de Vereadores?
Muito boa.  Tivemos alguns vereadores que se reelegeram e os que não se reelegeram estarão conosco também nos apoiando. São parceiros. Os novos que estão chegando também são compromissados com o município. Tenho certeza que todos estarão engajados por uma Corumbataí do Sul melhor. 

Espera um bom relacionamento entre Executivo e Legislativo?
Com certeza. Fui vereador por dois mandatos e tenho um respeito muito grande pelo Legislativo. Vamos manter esta harmonia para fazermos o nosso melhor pela cidade.

Haverá interferência do prefeito na eleição para presidente?
Não. Vou deixar que eles decidam em consenso a escolha do presidente. Todos praticamente são do nosso grupo político. Acredito que entrarão em um consenso para que faça a melhor escolha.

Como foi sua campanha eleitoral?
Foi uma campanha muito tranqüila e com pouco gasto. Uma campanha em que apresentamos nossos projetos. E a população soube entender as nossas propostas e reconhecer o trabalho que está sendo realizado. A gente quer continuar este bom trabalho.

Início do ano tem eleição para presidência da Comcam. Há interesse?
Não. O nosso foco principal neste momento é Corumbataí do Sul. Mas vamos apoiar nossos companheiros. Tenho bastante amigos que se elegeram prefeitos  e vamos estar trocando ideias com eles. O que for melhor para nossa região vamos apoiar. Vamos ter um bom relacionamento com a Comcam, porque quanto mais municípios unidos mais forte fica a entidade.

O bom relacionamento entre municípios e os governos Estadual e Federal faz a diferença com relação a recebimento de recursos. Como espera que seja em Corumbataí do Sul?
Com a abertura que o Caxão nos deu na administração, o bom relacionamento que o município tem com o Governo do Estado e Federal vai continuar. O Caxão vai continuar fazendo esta ponte para nós, nos ajudando. Ele é parceiro. Além disso, vamos estar contando como Silvio Sanches que está na Secretaria de Saúde com o Beto Preto. Temos quatro deputados federais e seis estaduais nos apoiando. Além disso, sou do mesmo partido político do nosso Governador Ratinho Junior e tenho certeza que ele vai olhar com muito carinho para a nossa cidade.

Qual a mensagem à população de Corumbataí do Sul?
Quero agradecer a todos indistintamente por ter nos apoiado e ter entendido o nosso projeto para Corumbataí do Sul. Muito obrigado por este voto de confiança para mim e o meu vice-prefeito, o Elias. Vamos fazer o máximo para corresponder a todos. E sempre ouvindo a nossa população. As melhores propostas saem do anseio do povo e não dos políticos. Então vamos atender nossa população ouvindo ela e trazendo para a administração as propostas buscando um bom trabalho.