Vencedor do projeto ‘Poema no Prato’ de Peabiru será revelado neste domingo

Entre cerca de 150 produções inscritas, das quais 24 chegaram à final, o vencedor deste ano do projeto “Poema no Prato”, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Peabiru, será revelado neste domingo (29). A cerimônia, que contará com a declamação dos poemas finalistas, acontecerá na praça central da cidade, a partir das 15 horas.

O ganhador terá seu poema estampado no prato oficial da 28ª Festa do Carneiro ao Vinho, que acontecerá no dia 17 de agosto. Este ano, serão produzidas aproximadamente 2 mil unidades. Além disso, o autor ganhador será premiado com uma bicicleta. Cada um dos 24 finalistas também receberá um presente surpresa.

Os poemas de aproximadamente 150 alunos de turmas de 5º ano do ensino fundamental foram redigidos durante oficinas realizadas pela professora Adriana Gatti e pelo historiador Arleto Rocha

Participaram do projeto alunos das turmas de 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. As produções foram redigidas durante oficinas realizadas pela professora Adriana Gatti e pelo historiador Arleto Rocha, que trabalharam conteúdos sobre a história local, os Caminhos de Peabiru, a festa e o gênero textual poesia.

De acordo com a secretária de Educação, Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker, uma novidade nesta edição do concurso foi a participação dos sete educadores responsáveis pelas turmas. “Os professores dos quintos anos também participaram da formação sobre o poema e escreveram seus poemas”, disse, ao informar que o texto do docente vencedor também será anunciado no domingo, mas apenas o poema do estudante será estampado nos pratos.

As obras foram avaliadas por um grupo de jurados formado por 26 pessoas de diversas áreas, incluindo profissionais da Cultura, do Turismo, da Educação e das Letras, do município, da região e até de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. A seleção aconteceu de forma criteriosa. “Os jurados tinham apenas como informação um número de identificação do poema”, ressaltou a secretária.

📲 Participe dos grupos de WhatsApp da TRIBUNA!

Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!

👉 Ver todos os grupos

O projeto

O projeto foi criado em 2013, por iniciativa da professora Cleonice Lazaretti Cabrera, da rede pública municipal de Peabiru. A proposta só não aconteceu nos anos de 2020 e 2021, em função da pandemia de Covid-19. Porém, hoje está consolidada e já se tornou uma tradição na cidade e, especialmente, na festa do município.

No ano passado, o poema vencedor foi do aluno Julio Cesar Berthi Pavesi, de 10 anos, da Escola Municipal Paulo Freire, instituição que teve sua segunda vitória no concurso. Nos anos anteriores, os poemas que ficaram em primeiro lugar foram das escolas municipais: São José (cinco vezes), Emílio de Menezes (duas vezes) e Princesa Isabel (uma vez).

Uma novidade nesta edição do concurso foi a participação dos sete educadores responsáveis pelas turmas, que também produziram seus poemas

Serviço

Os poemas finalistas podem ser conferidos no perfil do Instagram da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer: @secelpeabiru