Vice assume prefeitura na segunda após perda de mandato de prefeito na região de CM

O vice-prefeito Everton Cássio Zanuto (PP), assumirá a prefeitura da cidade de Rancho Alegre D’Oeste, distante 87 quilômetros de Campo Mourão, na próxima segunda-feira (2). A solenidade de posse será realizada no início da sessão da Câmara, a partir das 20 horas.

Zanuto assume a cadeira de Adão Aristeu Ceniz (PSDB), que perdeu o mandato por determinação da juíza Lívia Simonin Scantamburlo. Condenado em processo de improbidade administrativa ainda de 2013, acusado de irregularidades na construção de casas populares, Ceniz perdeu os direitos políticos por três anos. O processo foi transitado e julgado em agosto do ano passado. Sem os direitos políticos ele não pode exercer o cargo de prefeito, segundo a magistrada. Ceniz pode recorrer da decisão no Tribunal de Justiça do Paraná.

Além da perda dos diretos políticos, foi determinado ainda a ele o pagamento de multa no valor de R$ 92.725,05. No início deste mês, o promotor de Justiça de Goioerê, Guilherme Silva Santos, já havia requerido à Justiça o cumprimento da pena (perda dos direitos políticos) de Ceniz e a consequente perda do mandato do político. Porém, o juiz que analisou o caso, Rodolfo Figueiredo de Farias, negou o afastamento, determinando apenas o pagamento de multa estipulada ao gestor.

Quem é Cássio Zanuto

Everton Cassio Zanuto é solteiro, natural de Goioerê. Tem 31 anos de idade. É agricultor. Quando disputou a eleição, em 2020, declarou à Justiça Eleitoral, bens no valor de R$ 483,7 mil. Ele foi eleito na chapa formada pelos partidos PP/PSDB, da qual Aristeu Ceniz faz parte. Juntos conquistam 63,42% dos votos válidos, um total de 1.304 votos, vencendo Angela Maria Fiorotto (PSB) que recebeu 36,58% dos votos válidos (752 votos)