Morador faz “gato” e furta energia elétrica de praça pública em Campo Mourão

Após denúncia, a Ouvidoria de Campo Mourão flagrou na manhã desta sexta-feira (29), o furto de energia elétrica de uma praça pública do Jardim Santa Rosa, por um morador. O mesmo fez uma ligação clandestina, conhecida também por “gato” para desviar a energia até sua residência, que fica a alguns metros do local.

Pelas informações, o homem estaria há bastante tempo cometendo o furto. Inclusive, teria construído sua residência com energia furtada da praça. O Ouvidor Geral de Campo Mourão, Fernando Rodrigues Dias, esteve no local com eletricistas do município e da Copel após receber a informação, constatando o fato.

“Recebemos uma denúncia de que no local um rapaz fez um ‘gato’ para furtar energia pública desviando para sua residência. Ao conferir constatamos o fato”, disse Dias. A ligação clandestina foi desligada e os fios recolhidos pela Ouvidoria. O responsável foi notificado. A prefeitura adotará as medidas judiciais cabíveis, já que furto de energia elétrica é crime.

Conforme o Ouvidor, o que chama atenção é a ‘cara de pau’ do infrator já que a ligação clandestina ficou à vista da população. “Ele fez a ligação irregular passando por terrenos baldios, pela rua, até chegar com a ‘gambiarra’ em sua casa sem se preocupar em esconder”, disse.

Outra situação que chamou atenção no local, conforme Dias, é depredação que se encontra a praça pública, inaugurada há pouco tempo. “A praça é nova, mas já está destruída por vândalos, com bancos e alambrados danificados”, lamentou.

Crime

O furto de energia elétrica é crime previstos no Código Penal Brasileiro. A pena para este tipo de crime é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores retroativos referente ao período fraudado acrescidos de multa.