Após 4 anos, Luiziana retoma festa do prato típico, Boi na Brasa; veja programação

Após quatro anos, o município de Luiziana retomará a festa do seu prato típico, o Boi na Brasa. O evento faz parte da programação de aniversário da cidade, que prepara a 13ª edição da Expoluz. Em 2019 a prefeitura não fez a festa devido a falta de recursos financeiros e nos anos seguintes por conta da pandemia da Covid-19.

Os convites estão à venda a R$ 70,00 cada, na prefeitura da cidade. A quantidade foi limitada a 1.800 unidades. “Os interessados devem comprar com antecedência, além da quantidade limitada, a procura pelos convites está grande demais”, informam os organizadores.

De acordo com a programação divulgada pela prefeitura, a Expoluz será realizada do dia 23 a 25 de setembro, no parque de exposições da cidade. Este ano, o município completa 35 anos de emancipação político-administrativa – o aniversário é dia 25 de setembro. A programação inclui shows artísticos, barracas de alimentação, parque de diversões, entre outras atrações. A expectativa é que mais de 13 mil visitantes de toda a região passem pelo município durante os festejos.

A festividade será aberta oficialmente no dia 23 de setembro (sexta-feira) às 20h30 com show de Santóri & Alex e às 22h30 Brenno & Matheus. No sábado, às 22 horas o show será com Marcos Paulo & Marcelo e às 23h45 com a Banda Santa Mônica.

A programação segue no domingo, 25, aniversário da cidade. Às 11 horas haverá show com Aldo & Rafael e às 11h30 será servido o Boi na Brasa, reunindo visitantes de toda a Comcam. A programação prossegue com apresentação do Espaço Sou Arte às 12 horas; 14 horas, show com Felipe Santiago; 17 horas a dupla Guilherme & Santiago e às 20h30, encerramento com Alex & Marcelo. Todas as noites haverá show com DJ.

O “Boi na Brasa”

O “Boi na Brasa” surgiu a partir de um churrasco. De acordo com dados históricos do município, o idealizador do prato foi o servidor público municipal Elon Soares Silva, que resolveu fazer um churrasco diferente recheando uma costela após já ter visto outras carnes sendo recheadas. O servidor então teve a ideia de rechear uma costela ripa em casa para os amigos degustarem. O prato teve boa aceitação.

No ano seguinte, em 2003, aniversário do município, Elon montou uma barraca na festa e serviu durante os cinco dias de programação comidas variadas todas as noites. No domingo, encerramento do evento, serviu a costela recheada, que foi vendida antecipadamente, sendo considerada um sucesso. Ele preparou o prato a pedido de amigos. A partir daí o servidor continuou fazendo a costela em festas casuais.

O Boi na Brasa foi oficialmente lançado como prato típico do município só quatro anos depois, em 2007, por iniciativa da Agência de Desenvolvimento de Luiziana (Adeluz). Até se chegar ao prato, foram feitas inúmeras degustações de vários pratos com carnes variadas. Em pesquisas realizadas na cidade, carnes de porco e bovina foram as mais requisitadas pela população para o prato.

Na época, vários moradores também se dispuseram a apresentar seus pratos, até chegarem ao “Boi na Brasa”. O prato foi lançado oficialmente durante um jantar promovido por Elon para a entrega de Certificados de Dispensa de Corporação (CDI) do serviço militar. Na ocasião, o então prefeito Claudio Pol participava do evento, quando resolveu anunciar que o prato típico do município deveria ser aquele servido no jantar. A escolha do nome do prato foi definida por meio de enquetes.