Filme sobre milagre em Juranda gera expectativas. Seleção do elenco será no início de novembro

Atores e atrizes de Juranda e municípios vizinhos estão com oportunidade de trabalho temporário. É que está aberta a seleção para compor o elenco do filme “O Milagre de Juranda”. O longa-metragem será baseado em uma história real, inspirada em um grave acidente sofrido pelo menino Lucas, em 2013, no município. O elenco será selecionado no dia 8 de novembro deste ano, às 9 horas, na Casa da Cultura de Juranda. Interessados devem fazer a inscrição mediante preenchimento de formulário prévio.

Conforme informação dos organizadores, a seleção dos atores será feita com a presença do diretor, roteirista e equipe técnica da RN Produções e Arene Produções. Os requisitos para concorrer a uma vaga são: ser ator/atriz iniciante com DRT (Delegacia Regional de Trabalho) e levar portfólio no dia da seletiva. O valor do cachê para os selecionados será de R$ 800,00 por dia, sendo que a previsão de contratação é para até 20 dias. O trabalho deverá ser realizado de segunda a sexta-feira, em horário a ser combinado.

A contratação temporária também incluirá benefícios como alimentação no local, transporte e hospedagem, se necessário. Os atores masculinos devem ter de 5 a 16 anos e de 25 a 60 anos. Já as atrizes femininas, de 7 a 17 anos e de 25 a 40 anos.

Segundo a secretária de Turismo e Cultura do município, Deviani Pereira de Paz, já estão confirmados para participar do filme cinco atores globais. Othon Bastos e Daniele Suzuki foram os artistas relevados. Os nomes dos outros três só serão divulgados após o início das gravações, em novembro.

Além do elenco que fará parte das gravações, também serão contratados profissionais para auxiliar na produção, como maquiadores, profissionais para a construção de ambiente, figurino, entre outros serviços. Conforme informa Raul Deringer Júnior, secretário de Administração de Juranda, será dada preferência, ‘na medida do possível’, a profissionais locais ou da região.

Serviço

Para se inscrever e participar da seletiva de atores, interessados devem preencher formulário pelo link: https://tinyurl.com/3fbcp8pj

Já os profissionais que desejem pleitear uma vaga para serviços necessários à produção do filme precisam enviar o currículo para a Secretaria de Turismo e Cultura, pelo endereço de e-mail: [email protected], até o dia 6 de novembro. Para mais informações, interessados podem entrar em contato com a secretaria de Cultura de Juranda pelo telefone: (44) 3569-2266.

Produção do filme: como tudo começou

Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta (foto)

De acordo com o secretário de Administração de Juranda, Raul Deringer Júnior, a partir do acidente do menino Lucas, em 2013 – na época, com 5 anos –, houve a intercessão das igrejas e das pessoas. Ele sofreu um trauma muito severo, sendo hospitalizado. Em pouco tempo, ocorreu a recuperação do garoto. A cura foi atribuída a um milagre.

Júnior explica que foram diversas as correntes religiosas que buscaram explicar a causa com base em seus dogmas e crenças. “O pessoal das igrejas evangélicas considera que o milagre ocorreu em virtude de correntes de oração, e assim por diante. E, na igreja católica, houve a instituição do tribunal para verificação e avaliação e constatou-se que houve a intercessão milagrosa através dos Pastorinhos de Fátima, o Francisco e a Jacinta”, diz.

A partir disso, a igreja católica santificou os Pastorinhos, por meio da canonização deles pelo Papa Francisco, no dia 13 de maio de 2017. O secretário explica que foi isso que gerou a grande repercussão da história. “A santificação dos Pastorinhos a partir da recuperação milagrosa do menino Lucas”, diz.

Depois do feito, o município passou a promover uma série de ações para divulgar a Cidade do Milagre voltadas à ação turística, em especial, com o projeto maior, “Juranda Além do Milagre”. Além disso, a equipe da prefeitura também começou a participar de diversas feiras, eventos e congressos, para tornar o projeto conhecido, despertando o interesse de uma produtora.

“Em um desses encontros, em Curitiba, despertou-se a atenção de uma produtora cinematográfica. O pessoal dessa produtora procurou o município, propondo a ideia de se fazer um filme sobre o milagre de Juranda”, esclarece o secretário.

Foi, então, a partir disso que se começou a organizar as produções para o longa-metragem. Júnior diz que a previsão é começar a gravar o filme já a partir de novembro deste ano. Ele informa que as empresas responsáveis por toda a produção vão alocar a estrutura, contratar os atores e demais equipes necessárias para a execução da trama.

Segundo o secretário, como o filme vai retratar a história de Lucas e de sua família, a maior parte das gravações acontecerão em Juranda. Uma parte será gravada em Campo Mourão, especialmente envolvendo as freiras que estiveram envolvidas na grande corrente de oração, e o Hospital Santa Casa, onde o menino foi atendido.

Júnior faz, ainda, uma revelação: “A finalização do filme vai ser feita em Fátima, em Portugal” – local próximo à pequena aldeia de Aljustrel, onde nasceram os irmãos Pastorinhos. Conforme informações, o filme será exibido tanto nacional quando internacionalmente, na Europa.

O filme e as perspectivas da administração para o município

Conforme o secretário Raul Deringer Júnior, o longa-metragem representa a própria divulgação do milagre. Para o município, enquanto gestão, importância está nos eventos após o milagre, com a construção turística do projeto, conforme sinaliza. “Isso tem que repercutir de forma econômica e social, ou seja, trazer resultados econômicos para o município e benefícios sociais para a comunidade”, ressalta, com otimismo.

Assim, a gestão pública municipal entende que a produção cinematográfica gerará rendas, empregos e condições melhores para a população local. “A nossa expectativa é, de fato, que a gente construa uma ‘Juranda Além do Milagre’, uma coisa nova. A preocupação nossa é criar para Juranda uma alternativa econômica viável”, afirma Júnior. Ele ressalta que o município tem cerca de 7.700 habitantes, cuja matriz econômica é a agricultura, especialmente soja e milho. “A maioria da população vive em uma situação de trabalhar empregado para fazenda ou comércio e, além disso, não tem muita expectativa”, enfatiza.

Com a produção do longa-metragem, a administração do município vê uma oportunidade de abrir uma nova alternativa, diferenciada, que atenda à população de uma forma geral. Para ele, isso gera a possibilidade, inclusive, de serem ‘descobertos’ novos talentos no meio artístico em Juranda e na região.

O secretário anuncia que, assim que o filme estiver disponível, com previsão para maio ou junho, haverá um ‘grande’ evento de lançamento. Toda a equipe da produção, atores e direção do filme será convidada a participar. A expectativa é contar também com a presença da Secretaria de Cultura do estado. “Pretendemos que seja um evento grandioso”, salientou.