Município decreta calamidade e fará comitê de crise para recuperação de estragos por tempestade em CM

O coordenador geral da prefeitura de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, anunciou que o município vai decretar situação de calamidade pública nesta terça-feira (31) em consequência dos estragos causados pela forte tempestade de vento que atingiu grande parte da cidade no início da noite dessa segunda-feira (30). Ele informou também que a administração irá criar um comitê de crise para recuperação dos danos. O prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, que estava cumprindo agenda em Curitiba retornou à cidade para acompanhar de perto as frentes de trabalho para amenizar os transtornos causados à população.

Equipes do município e Defesa Civil já estão nas ruas para um levantamento mais detalhado dos estragos. Porém, o secretário adianta que houve a quedas de dezenas de árvores por toda a cidade e vários prédios públicos e residências danificadas. Até o momento, há o registro de duas pessoas feridas.

Entre os prédios públicos, a sede da prefeitura foi o mais atingido. As Unidades Básicas de Saúde do Copacabana, Fortunato Perdoncini, Cidade Nova, além da Escola Municipal Manuel Bandeira também sofreram danos. O atendimento ao público nestes locais está interrompido nesta terça.

“Infelizmente o estrago foi grande. Várias equipes estão trabalhando como Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Diretoria de Obras, Meio Ambiente, Defesa Civil, Ação Social e Corpo de Bombeiros para amenizar os danos o mais rápido possível. Ações já foram definidas e estão em prática, inclusive a criação de um comitê para definir medidas o mais rápido possível”, ressaltou Santos. “Várias ações estão sendo tomadas para que possamos normalizar o funcionamento da cidade e atendimento ao público”, complementou.

Outro espaço público bastante afetado é o Cemitério Municipal. Várias árvores caíram no local danificando túmulos. A área, que praticamente já estava preparada para o Dia de Finados, ficou tomada por galhadas de árvores, folhas e muita sujeira. “Nosso cemitério foi muito afetado. Vamos ter que adotar algumas estratégias já que a quinta-feira é Dia de Finados”, frisou o secretário geral.

Na área rural, os danos também são grandes. Estradas rurais, pontes e bueiros foram danificados pela chuva volumosa. A secretaria de Obras e Meio Ambiente e a Codusa estão atuando no sentido de levantar os estragos detalhadamente e iniciar a recuperação após as chuvas cessarem. “Nesta terça-feira, mesmo com chuva, várias frentes de trabalho estão nas ruas para minimizar o mais breve possível os estragos que o temporal deixou em nossa cidade”, afirmou Santos.

A tempestade interrompeu o fornecimento de energia elétrica em boa parte da cidade. Em alguns bairros, até a manhã desta terça o serviço não havia sido restabelecido, como no jardim Isabel, por exemplo. De acordo com registros do Simepar, os ventos atingiram cerca de 80 quilômetros por hora em Campo Mourão.

Previsão

As chuvas não vão dar trégua para Campo Mourão e região até a sexta-feira, conforme o Simepar. Para esta terça, estão previstos 51 milímetros, quarta-feira (13 mm), quinta-feira (2,4mm) e sexta-feira (19,7mm).