Paróquia divulga programação de novena à Semana da Família

A Paróquia Sagrada Família, em Campo Mourão, realiza entre os dias 6 e 14 de agosto a tradicional novena em ação de graças à Semana Nacional da Família, celebrada entre os dias 9 e 15 de agosto. Ao longo de nove dias, padres convidados conduzirão celebrações com reflexões sobre temas como fé, oração, amor, vocação, solidariedade e esperança. O encerramento será no dia 15 de agosto, com uma celebração presidida pelo pároco, padre Aédio Odilon Pego.

Com o lema “Família, torna-te aquilo que és!”, a programação deste ano propõe uma reflexão diferente a cada noite. Comunidades, capelas, pastorais, movimentos e serviços da paróquia também serão homenageados durante as celebrações.

A abertura, no dia 6, ficará a cargo do padre Milton Grégory Greco, que abordará a relação entre a família e a Eucaristia. Nos dias seguintes, passarão pela paróquia o bispo diocesano dom Evandro Luis Braun e os padres Rômullo Ramos Gonçalves, Gerson de Araújo Costa, Sidinei Rodrigues Ferreira, José Gonçalves de Almeida, Fábio da Silva de Medeiros, José Carlos Krause e Carlos Czornobai.

A novena será encerrada no dia 14, com uma reflexão sobre a família e a esperança. No dia seguinte, padre Aédio Odilon Pego presidirá a celebração de encerramento, que terá como tema “Maria, Rainha das Famílias” e homenageará toda a comunidade paroquial.

Localizada no Jardim Cohapar, a Paróquia Sagrada Família foi fundada em 23 de fevereiro de 1992 e integra o Decanato de Campo Mourão. A igreja matriz está situada na Rua Curiango, 923, e atualmente tem como pároco o padre Aédio Odilon Pego.

Além da matriz, a programação tem participação de diferentes capelas e grupos que ajudam a formar a comunidade, entre eles as capelas Imaculada Conceição, Sagrado Coração, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, Divino Espírito Santo e São Benedito, além da comunidade Água da Binga.

A mobilização também reúne pastorais e movimentos ligados à catequese, saúde, acolhida, oração, dízimo, batismo, comunicação, juventude e assistência aos mais necessitados. A atuação comunitária da paróquia inclui ainda atividades missionárias e encontros pastorais. Em 2024, por exemplo, a Sagrada Família recebeu uma semana missionária promovida por seminaristas da Diocese de Campo Mourão.

Semana da Família

Criada em 1992, a Semana da Família tem caráter nacional, é promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e busca chamar a atenção para questões relacionadas à estrutura familiar, valorização da vida, cuidado com os idosos, políticas públicas voltadas às famílias, matrimônio e vida cristã. A proposta é indicar a necessidade de a família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

Programação completa da novena

1º dia — 6 de agosto

  • Celebrante: padre Milton Grégory Greco
  • Tema: A família e a Eucaristia
  • Homenageados: Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep), Pastoral Familiar e Pastoral da Acolhida

2º dia — 7 de agosto

  • Celebrante: dom Evandro Luis Braun
  • Tema: A família e a Palavra
  • Homenageados: Capela Imaculada Conceição, Apostolado da Oração e Renovação Carismática Católica (RCC)

3º dia — 8 de agosto

  • Celebrante: padre Rômullo Ramos Gonçalves
  • Tema: A família e a oração
  • Homenageados: Capela Sagrado Coração, Pastoral da Comunicação (Pascom), grupos de reflexão, Pastoral do Batismo e Divina Misericórdia

4º dia — 9 de agosto

  • Celebrante: padre Gerson de Araújo Costa
  • Tema: A família e o amor
  • Homenageados: Capela Nossa Senhora das Graças, jovens, Vicentinos e Pastoral da Saúde

5º dia — 10 de agosto

  • Celebrante: padre Sidinei Rodrigues Ferreira
  • Tema: A família e a fé
  • Homenageados: Capela Nossa Senhora Aparecida, Pastoral da Criança, Terço das Mulheres e Rosário

6º dia — 11 de agosto

  • Celebrante: padre José Gonçalves de Almeida
  • Tema: A família e as vocações
  • Homenageados: Capela Santo Antônio e Pastoral do Dízimo

7º dia — 12 de agosto

  • Celebrante: padre Fábio da Silva de Medeiros
  • Tema: A família e os mais necessitados
  • Homenageados: Capela Divino Espírito Santo, catequese, Terço dos Homens e Pastoral Carcerária

8º dia — 13 de agosto

  • Celebrante: padre José Carlos Krause
  • Tema: A família e sua evangelização
  • Homenageados: Capela São Benedito e ministros

9º dia — 14 de agosto

  • Celebrante: padre Carlos Czornobai
  • Tema: A família e a esperança
  • Homenageados: comunidade Água da Binga, coroinhas, acólitos, equipe de música, Infância e Adolescência Missionária (IAM) e liturgia

Encerramento — 15 de agosto

  • Celebrante: padre Aédio Odilon Pego
  • Tema: Maria, Rainha das Famílias
  • Homenageados: toda a comunidade paroquial, pastorais, movimentos, serviços e capelas