No dia do Doador de Sangue, a gratidão a quem ajuda salvar vidas

O dia 25 de novembro é dedicado ao Doador de Sangue, uma forma de agradecer a ação de pessoas que ajudam a salvar vidas e também sensibilizar a população para a importância da doação. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue em razão de férias de fim de ano. 

Para marcar o dia do doador, nesta quarta-feira o Hemonúcleo de  Campo Mourão distribuirá brindes aos doadores. “É um gesto bem singelo para mostrar nossa gratidão a essas pessoas que ajudam a salvar vidas”, explica o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Riguetti. Na Panificadora Fiorella, quem apresentar a carteira de doador ganhará desconto de 50 por cento na compra das pizzas pré-assadas da promoção.

O servidor público de Campo Mourão Diego Reis Pereira é doador há 15 anos. “Entendi que poderia fazer algo melhor para as pessoas, na salvação de uma vida, mesmo não sabendo quem. A doação é muito importante porque nunca se sabe quem e quando vai necessitar, além disso amanhã ou depois pode ser você”, enfatiza Diego, que tem sangue tipo A positivo.

Ele conta que costuma doar até quatro vezes por ano, mas este ano, em razão da pandemia de Coronavírus fez apenas duas doações até agora. “Recomendo que as pessoas que tem condições procurem o Hemonúcleo  pois não demora muito, praticamente não dói  e é uma forma de colaborar com nosso semelhante”, acrescenta o doador.

Atualmente mais de 10 mil doadores estão cadastrados pelo Hemonúcleo de Campo Mourão, mas o cadastro faz parte de um sistema estadual. “Mesmo quem doou uma única vez e nunca mais voltou continua cadastrado”, explica Riguetti. Segundo ele, no mês de outubro foram enviadas 733 bolsas de sangue para os hospitais de Campo Mourão e região.

Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas. Para manter o estoque adequado, são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar a cada 60 dias, enquanto mulheres em um intervalo de 90 dias. Doadores acima de 59 anos completos estão temporariamente dispensados de doar por conta da pandemia da Covid-19. 

Por conta das restrições para prevenir quanto aos riscos de contaminação do Coronavírus, os doadores devem fazer agendamento pelos telefones (44) 3525-1102; 99878-3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.

Após a coleta (entre 400 a 450 ml), o sangue vai para o laboratório onde é processado para tirar o plasma e as plaquetas. Os exames são feitos em Curitiba e as bolsas aptas são liberadas e colocadas no estoque para serem encaminhadas aos hospitais.