17 dos 25 municípios da Comcam superam meta de 100% da vacinação contra gripe

Se a vacina contra a Covid-19 não tem ritmo na Comcam, por outro lado, a região fez a sua parte, superando a meta de vacinação contra a gripe. A 11ª Regional de Saúde tinha como propósito imunizar 136.067 mil pessoas contra a influenza. Porém, o número alcançado foi de 140.309. Ou seja, a meta foi ultrapassada em 3,1%.

De acordo com os dados do “Vacinômetro” do Ministério da Saúde, 17 dos 25 municípios superaram a meta de 100% de vacinação do público-alvo. Apenas nas cidades de Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Luiziana, Moreira Sales, Nova Cantu, Rancho Alegre D’Oeste e Ubiratã, a imunização não alcançou a totalidade dos grupos prioritários. Porém, os índices nestes municípios superaram os 90% estabelecidos pela Regional de Saúde. Ou seja, todos fizeram sua parte na região. Veja na tabela abaixo os números da vacinação por município.

Com início no dia 12 de abril, a última etapa da campanha foi encerrada no dia 9 de julho. Após este período a vacinação foi prorrogada e posteriormente ampliada para a população em geral. A campanha foi divida em três etapas. Na primeira, foram imunizados crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde. Na segunda fase, pessoas com 60 anos ou mais e professores.

Por fim, na terceira etapa, foram vacinadas pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A secretaria de Estado da Saúde, divulgou uma nota orientativa reforçando a importância da vacinação contra influenza. Segundo os dados do Ministério da Saúde, o Paraná aplicou até o início deste mês 3,7 milhões de vacinas contra a gripe, entre população geral e grupos prioritários, atingindo cerca de 65,1% da cobertura vacinal. Estima-se que 4.480.000 paranaenses devam ser imunizados, meta traçada pelo Governo Federal.

O Ministério da Saúde já enviou ao Estado, 5.165.200 vacinas contra a doença, restando portanto, cerca de 1,4 milhão de doses para serem aplicadas. A orientação da Regional de Saúde, é a população, além de ficar atenta ao calendário de vacinação contra Covid-19, não esqueça também que outras doenças circulam e são perigosas, como a gripe, por exemplo.

A vacina contra influenza é aplicada em dose única e pode ser administrada em um período de 14 dias antes, ou depois da imunização contra a Covid-19, ou demais doenças. Todas as pessoas acima de seis meses de idade, independente de condições pré-existentes como comorbidades, deficiências ou categorias profissionais, podem se vacinar.

Gripe

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

Os principais sintomas da gripe são: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração, secreção nasal excessiva, diarreia, vômito, fadiga, rouquidão, olhos avermelhados e lacrimejantes.