Agência do Trabalhador não acha maioria dos candidatos que enviam currículos

De cada 10 currículos enviados por candidatos a emprego na Agência do Trabalhador de Campo Mourão, apenas dois ou três são localizados para contato quando surge a oportunidade. E dos que são encontrados, nem todos manifestam interesse pela vaga. A revelação foi feita à TRIBUNA pelo servidor municipal responsável pela Agência, Gerson Maciel.

Segundo ele, a Agência recebe diariamente muitos currículos de candidatos que afirmam estar desempregados e necessitados de trabalho. “Só que quando surge uma vaga e a gente seleciona os currículos conforme o perfil que a empresa busca, não conseguimos contato nem com 30 por cento. Ou o telefone está na caixa postal, ou não atende, não responde mensagem, número de terceiros e assim por diante”, relata Gerson.

Ele destaca a importância de manter o cadastro sempre atualizado na Agência. Além de localizar poucos candidatos, nem todos manifestam interesse pela vaga, o que dá a entender que o candidato não tinha tanta necessidade. “Nossa orientação é que só enviem currículos quem realmente tiver interesse em trabalhar”, conclama, ao lembrar que o serviço demanda tempo dos servidores que fazem a intermediação da mão-de-obra.

Segundo Gerson, atualmente as áreas com maior dificuldade de encontrar profissionais são mecânica, açougue, padeiro, informática, eletricista e instalação de alarmes. “Também sempre temos vagas na área de vendas, mas na hora da seleção muitos candidatos não correspondem à expectativa da empresa”, argumenta.

Ele alerta ainda sobre a necessidade do candidato estar bem preparado para uma entrevista de emprego, desde a elaboração de currículo até o comportamento diante do recrutador. Outra dica é que o próprio candidato procure o emprego. “Principalmente candidatos mais jovens, acontece da mãe ou outro familiar comparecer junto e até ficar respondendo as perguntas. Isso geralmente é visto como ponto negativo”, orienta, ao acrescentar também um grande índice de faltas de candidatos a processos de seleção.