Altas temperaturas aumentam em 20% consumo de água em Campo Mourão

Com os últimos dias de tempo seco, predomínio de sol, temperaturas elevadas e sensação de abafamento, o consumo de água tem aumentando entre a população em Campo Mourão. A comercialização entre os estabelecimentos também tem apresentado uma alta nas vendas. Dados repassados pela Sanepar, solicitados pela TRIBUNA, indicam que o aumento de água aumentou cerca de 20% nos últimos dias no município.

Para se ter ideia, a quantidade de água consumida na cidade, em dias normais, é de 21 mil metros cúbicos (m3), enquanto nestes dias mais quentes, chegou aos 25 mil metros cúbicos. Os picos de gastos são início da noite e aos fins de semana, sábado e domingo, dias em que a maior parte da população está em casa e aproveita para limpezas, entre outros afazeres domésticos.

De acordo com a Sanepar, com exceção de problemas ‘pontuais’, causados por remanejamento de redes ou interrupção no fornecimento de energia elétrica, o que afeta a produção de água, a cidade não corre risco de desabastecimento, até mesmo por conta do alto volume de chuvas dos últimos meses. No entanto, a recomendação é que a população faça uso com parcimônia e de forma racional para evitar desperdícios.

“As dicas são simples, tome banhos mais rápidos (no máximo, cinco minutos); não deixe crianças brincando com chuveiros e mangueiras; mantenha limpa a água das piscinas infantis com o uso de água sanitária, sem esvaziá-las; cubra as piscinas infantis à noite para evitar evaporação e conservar a água limpa, sem esvaziá-las”, orienta a gerente regional da Sanepar em Campo Mourão, Araceli Stela.

Se há aumento no consumo de água fornecido pela Sanepar, empresas que comercializam água mineral também estão lucrando, e bastante, com as temperaturas mais quentes. Em uma das distribuidoras consultadas pela reportagem, o gerente Wilson Quirino disse que ‘de hora em hora’ tem cliente fazendo pedido, seja comercial ou residencial. “É impressionante como a procura pela água cresceu. A todo momento estamos repondo os estoques para atender a demanda”, falou. Segundo ele, nestes dias mais quentes, chegou a vender mais de 80 galões de 20 litros no dia, fora os fardinhos de água.

Abastecimento pela Sanepar

Conforme informar repassadas à TRIBUNA pela Assessoria de Comunicação da Sanepar, Campo Mourão está equipada com cinco reservatórios de água: um na região da Vila Guarujá, que atende a população do Lar Paraná; um no bairro Cidade Nova, dois grandes reservatórios para atender região central e outros bairros, além do reservatório no Tropical, que abastece os jardins Modelo, Batel, Santa Cruz, Piacentini e o Tropical 2.

Além disso, estão em execução obras para ampliarem a produção de água. Hoje a Sanepar possui capacidade de produção de 190 litros de água por segundo. Com o término das obras, previsto para o primeiro semestre de 2024, haverá capacidade para produzir 350 litros por segundo. A obra soma R$ 34,5 milhões em investimentos.

Mais dicas de economia

Banheiro

Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Abra somente na hora do enxágue;

Cozinha

Ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abra a torneira para molhá-los. Com a torneira fechada, ensaboe toda a louça e, então, abra a torneira para enxaguar;

Carros

Evite lavar o carro durante a temporada. Faça isso depois que retornar de viagem;

Calçadas

Não lave calçadas nem quintal durante a temporada. Use vassoura para tirar a sujeira.