Ana Paula Daleffe recebe prêmio de empreendedorismo em Foz

Delegações de mais de duas dezenas de cidades polos do Paraná, além de várias autoridades e lideranças estaduais, participaram da cerimônia em que a mourãoense Ana Paula Moraes da Silva Daleffe recebeu o Prêmio Mulher Empreendedora na noite de sábado (1/4), em Foz do Iguaçu. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Estado (Cmeg) outorgaram a honraria a 21 empresárias do Estado e prestou homenagem especial a duas outras mulheres.

Foi a 14ª edição do prêmio que faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e Campo Mourão foi destaque no evento realizado nas dependências do Rafain Palace Hotel & Convention Center. A Cmeg/Campo Mourão levou uma das maiores caravanas (com mais de 50 pessoas) e a mesa principal teve a presença do mourãoense Márcio Nunes (deputado estadual licenciado e secretário estadual de Turismo).

E mais: a diretora da Cmeg/Campo Mourão, Maria Giselta da Silva Veiga, teve um de seus poemas lidos pela coordenadora estadual da Cmeg/Paraná, Cláudia Regina Colpi, na abertura da solenidade de premiação. Já o dinamismo de Ester de Abreu Piacentini, presidente da Cmeg local, foi destacado durante a programação do “Mulheres Extraordinárias… Simplesmente Mulher”.

A empreendedora do ramo da gastronomia Ana Paula Daleffe (Buffet Telhados de Paris e Ana Empório Bistrô) foi a 12ª mourãoense a receber o prêmio estadual. Ela foi indicada pela Cmeg de Campo Mourão por preencher todos os requisitos estabelecidos para a concessão da honraria. Além da premiação entregue as 21 Empreendedoras Destaque, também foram prestadas homenagens especiais a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Rachel Madureira Regnier (por seu trabalho em prol da preservação da memória paranaense) e a vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Ana Amélia Filizola, por sua atuação nas áreas de mídia.

A cerimônia de entrega da premiação foi comandada pelo presidente da Fecomércio, o vice-governador Darci Piana, que durante o evento foi surpreendido com a outorga de troféu pela Cmeg/Paraná. Entre as integrantes da caravana de Campo Mourão, a vice-prefeita Fátima Nunes e a primeira dama do Município, Hosana Tezelli.

A gastronomia no DNA da Empreendedora Destaque

A gastronomia está no DNA da mourãoense Ana Paula Moraes da Silva Daleffe. Seu avô – Jorge Fernandes de Morais – foi o proprietário do histórico Bar Aparecida, que durante décadas funcionou 24 horas no centro de Campo Mourão. Numa época em que não existiam hamburguerias, pizzarias, etc., era no estabelecimento que a população saciava a fome com sanduíches de carne moída lembrados ainda hoje com saudades, pastel e outras “comidas de boteco”.

Filha de Fátima e Rubens, a Empreendedora Destaque trocou os brinquedos pelo gosto “pelas panelas” ainda jovem. Os primeiros pratos aprendeu a preparar observando a avó, Ana Clarinda Fernandes de Moraes, uma exímia cozinheira. Nos seus cadernos escolares eram muitas as receitas, para desespero dos pais. Inclusive nos cadernos de matemática. Com apenas nove anos, depois de passar um final de semana na casa dos tios, insistiu com os pais que queria fazer um “Sukiyake”. Mesmo mal sabendo do que se tratava, para não contrariar a filha, a mãe comprou os ingredientes listados. “Naquele dia, a menina fez o seu primeiro jantar. Daí em diante, não parou mais”, recordam os seus familiares.

O marido, jornalista Dilmércio Daleffe, relata que a esposa, aos 11 anos, “peitou” os pais e fez um jantar diferente para os colegas de escolas. “Lendo em alguns livros – ritual constante até hoje -, aprendeu a fazer o Fondue. Ninguém acreditou no que via, sentia e experimentava. Os anos se passaram e, com eles, a futura jornada se aproximava”, afirma.

Ele também destaca que em 1999, a esposa pôs em prática os aprendizados da avó. “Para agregar renda em casa, iniciou na gastronomia fazendo (…) tortas doces e salgadas”. Dilmércio relembra que o casal fazia propaganda aos amigos e as vendiam. “Na primeira semana foram dez vendidas. Na segunda, 30. Quando menos se esperava, Ana Paula recebeu uma proposta para executar um jantar na residência de uma médica da cidade. Na época, ela até pestanejou. Afinal, não tinha panelas, pratos, taças, enfim, a parafernalha mínima para compor o mise em place do evento. Mas a tentação, coragem e a ousadia foram mais fortes. Com a ajuda de uma auxiliar de cozinha – presente até hoje em uma de suas empresas – ela não só fez, como foi aplaudida”, recorda.

A partir daí, tudo mudou. As tortas deram lugar a eventos. “Até chegar o dia em que os desafios chegaram ao limite. Ana recebeu uma proposta da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão. A meta era realizar um almoço apenas para 500 pessoas. Eu disse, 500! Sem medo, de nada, ela chegou em casa naquele final de tarde e comunicou (…) do evento”. Ele, que hoje está integrado ao buffet – sem se desligar do jornalismo, lembra do que falou: “Se você pegar essa festa vamos nos separar”. E ela, rindo, retrucou: “Então vá atrás do advogado. Eu peguei”.

O próximo passo, até por uma questão de coerência e lógica, foi a criação de uma empresa especializada em buffet. Ana Paula buscou ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar-se. Fez cursos em São Paulo. Consciente do que queria, passou a visitar feiras do ramo em todo o país. Em 2000, decidiu sair da clandestinidade – fundos de casa – e abrir o Buffet Telhados de Paris. O sucesso do empreendimento levou o marido a abandonar temporariamente o jornalismo para somar forças no buffet. O Telhados de Paris hoje destaca-se no setor e atua em eventos de grande relevância em várias regiões do país.

Antes de ter o buffet, Paula teve a primeira filha: Ana Clara, hoje com 23 anos. Já a segunda filha – Ana Beatriz -, a caçula, nasceu em 2005. A primeira seguirá como médica. Já a segunda, inicia os passos na gastronomia. É o DNA!

Um retrospecto da vida da homenageada revela que ela nunca se acomodou. “Buscando mais e mais qualidade nos serviços, alavancou um rol de amigos na cidade de São Paulo. Os amigos, em questão, chefes renomados. Um deles, e agora, amigo particular, o chefe francês, Laurent Suaudeau. Certamente, o maior nome da alta gastronomia do país”, revela o marido.

Em 2018, Ana Paula Daleffe decidiu realizar outro antigo sonho: instalar um bistrô. Algo pequeno, aconchegante, mas com a qualidade de grandes centros. Então arregaçou as mangas e inaugurou o Ana Empório Bistrô. Hoje, o restaurante é uma das referências da alta gastronomia, não só da cidade, mas como de toda a região. Oportunidade e convites para deixar Campo Mourão foram inúmeros, mas ela não cogita essa possibilidade. “Não há melhor lugar que a nossa casa”, desabafa.

As duas empresas da homenageada empregam 16 pessoas. Mas constantemente esse número salta para até 100, indiretamente. Principalmente através de garçons e auxiliares de cozinha, os chamados freelancers.