Após tempestade com vento e granizo, temperatura despenca em Campo Mourão e região

Após a chuva acompanhada de fortes ventos e granizo, que caiu nessa terça-feira (30), em Campo Mourão e região, o frio chega com força a partir desta quinta-feira (2), segundo o Simepar. A temperatura vai despencar em toda a região. Em Campo Mourão, os termômetros deverão chegar aos 3Cº. Há previsão de geada para a cidade e outros municípios da Comcam. 

Na sexta-feira (3), a mínima prevista também é de 3Cº e novamente deve gear no município. O frio mais intenso deve permanecer até domingo (5), com as temperaturas voltando a subir a partir de segunda-feira (6). Há previsão de mais chuvas para quarta e quinta-feira da próxima semana com frio intenso novamente a partir da sexta-feira, dia 10, conforme prognósticos do Simepar. 

Esta quarta-feira será de clima bastante ameno em toda a Comcam. “A nebulosidade varia um pouco em alguns setores do Paraná, mas não há registro de chuvas significativas. Baixas temperaturas foram observadas entre o oeste, sudoeste e o centro-sul, com valores abaixo dos 7°C em várias cidades”, comentou o meteorologista Samuel Braun. Segundo ele, rajadas de vento seguem moderadas nas regiões mais próximas de Santa Catarina.

O meteorologista desmentiu ainda que circulou nas redes sociais, nas últimas horas, um gráfico indicando que teríamos nesta quarta-feira ocorrência de rajadas de vento mais intensas em comparação a essa terça-feira no Paraná. “Esta informação não é verdadeira. Há previsão de rajadas de vento para os setores mais ao sul do Estado, mas com valores que devem girar entre 50 e 60 km/h, em média”, frisou.

Destruição

A forte chuva que caiu na tarde de terça-feira, acompanhada de fortes ventos e grande quantidade de granizo, deixou bastante destruição em várias cidades da Comcam. Em Campo Mourão, por exemplo, o temporal destelhou residências e causou a queda de diversas árvores. Apesar dos estragos não há registro de feridos.  De acordo com o Simepar, ontem os ventos ultrapassaram 118 km/h em várias cidades. O temporal foi causado pela passagem de uma massa de ar frio que se chocou com uma massa de ar quente. 

Na região, a tempestade foi mais severa nos municípios de Janiópolis, Goioerê, Ubiratã, Barbosa Ferraz, e Roncador. Em Janiópolis, uma lavoura de milho ficou destruída com as grandes pedras de granizo e fortes ventos. Em Ubiratã, moradores relatam um possível tornado em uma faixa da cidade. Árvores ficaram despedaçadas e residências destelhadas. Um cenário de destruição. Em Roncador, uma árvore de grande porte caiu sobre um automóvel, que sofreu danos de grande monta. 

A tempestade deixou milhares de residências sem energia e danificaram 385 casas no Estado. Os dados preliminares da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, mostram que mais de 2 mil pessoas foram afetadas pelos eventos climáticos. De acordo com a Defesa Civil, os municípios mais afetados no Paraná foram Bela Vista da Caroba, Candói, Clevelândia, Contenda, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Matinhos, Missal, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Piraquara e Santa Lúcia.