Após um mês, professores da Unespar encerram greve; aulas retornam na próxima quarta

Em greve desde o dia 15 de maio, professores da Unespar do Paraná, incluindo o câmpus de Campo Mourão, finalmente decidiram pelo fim da paralisação. No entanto, ainda não houve um acordo com o Governo do Paraná em relação a reposição salarial da classe.

As aulas devem retornar na próxima quarta-feira (21). Os dias perdidos do calendário letivo serão repostos. O retorno foi decidido após assembleia realizada nesta quinta-feira (15), que aprovou a suspensão da greve.

No entanto, como ainda não houve acordo com o Governo do Estado em relação ao reajuste salarial reivindicado pelos professores, a categoria se mantém em estado de greve. Ou seja, a paralisação pode voltar a qualquer momento.

De acordo com o Sindunespar, a pauta principal do movimento é a correção da defasagem salarial dos professores, que desde 2016 não é paga, e está acumulada em 42%. Ainda conforme o Sindicato, a suspensão da greve docente teve ‘quase’ 70% dos votos favoráveis.

“A Sindunespar reafirma sua posição em defesa dos docentes e continuará na mobilização e na luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e condições de trabalho dignas”, ressaltou o Sindicato.