Assembleia Itinerante: deputados recebem reivindicações de Campo Mourão e região

O município de Campo Mourão recebeu pela primeira vez, na noite desta quinta-feira (5), a sessão especial da Assembleia Itinerante, programa de interiorização do Poder Legislativo. A 23ª edição da ação ocorreu durante a Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (FATI), um dos maiores eventos do setor na região, reunindo um grande público entre prefeitos, vereadores, representantes de órgãos públicos, privados e da sociedade civil organizada de toda a Comcam.

Durante o evento, os participantes puderam dialogar com os parlamentares, apresentar reivindicações e propor melhorias para a cidade e região. A programação também incluiu a entrega de homenagens a personalidades que se destacam localmente.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), destacou a importância do evento e o protagonismo da Assembleia: “Além de prestigiar a força do agronegócio com o FATI, viemos para ouvir as principais demandas. A Assembleia hoje está próxima da população de todos os cantos do Paraná. Assembleia é hoje protagonista, junto com o governador Ratinho, no desenvolvimento do nosso Estado”, disse. Curi também anunciou a instalação de uma TV Assembleia no município, na Unespar, para dar mais transparência ao trabalho dos parlamentares.

O secretário de Agricultura do Paraná, Marcio Nunes, enalteceu o trabalho do governo e a parceria com a Assembleia no desenvolvimento econômico: “Vamos, com o apoio da Assembleia, assinar convênios para ajudar na produtividade e fertilidade do solo de diversos produtores do Paraná. Hoje estamos aqui para ouvir também e construir avanços”, destacou.

Os deputados Bazana (PSD) e Evandro Araújo (PSD) destacaram a necessidade de união entre o setor das Apaes e os deputados para impedir o avanço da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.796, que pede a revogação das Leis 17.656/13 e 18.419/15, que garantem suporte à educação especial por entidades filantrópicas. Uma comitiva esteve com o ministro do STF, Dias Toffoli, pedindo que a ação não prossiga. O deputado Delegado Jacovós (PL) afirmou: “A chance é zero”.

O deputado Anibelli Neto (MDB) elogiou o projeto de interiorização e afirmou que a edição de Campo Mourão foi a mais prestigiada desde o início da iniciativa.

Histórico

O idealizador da Coamo, Aroldo Galassini, classificou o dia como histórico e declarou apoio às Santas Casas e às Apaes. O prefeito Douglas Fabrício agradeceu a Assembleia: “Diversas entidades e a população em geral puderam apresentar suas reivindicações. Foi um momento cívico e muito importante para atender essa região de mais de 320 mil habitantes”, disse.

Participaram também os parlamentares: Mauro Moraes (União), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ricardo Arruda (PL), Adriano José (PP), Alexandre Amaro (Republicanos), Dr. Leônidas (CDN), Marcio Pacheco (PP) e Luis Corti (PSB).

Homenageados

Alexandre Curi entregou menção honrosa a:

  • Cesar Augusto Massaretto Bronzel, produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão

  • Ricardo Accyoli Calderari, diretor da Coamo

  • Ilivaldo Duarte de Campos, diretor de comunicação da Coamo e apresentador de rádio

  • Luciano Antônio Rosa, presidente da Apae de Campo Mourão

  • Padre Adilson Naruishi, gestor do Lar dos Idosos

  • Gustavo Boiko, diretor da Expresso Nordeste

Curi também homenageou: Aldecir Roberto da Silva, Alessandra Chiroli, Alex Barbosa, Camila Corchak, Carlos Alberto Facco, Eduardo Azuma, Franco Sanches, João Feitoza, João Paulo Klipe, Julio Renisz, Karla Tureck, Luiz Malavazi, Marcia de Moraes, Marcio Francisco Rocha, Maria Pereira da Silva, Marina Barbosa, Ricardo Botaro, Roberto Cardoso, Silvane Bottega e Victor Raoni Marques.

Maria Victoria, segunda-secretária da Assembleia Legislativa do Paraná, homenageou: Alex Sandro Nunes (Tio Leco), vereador; Maria Ribeiro, ex-vereadora; Regina Massaretto Bronzel Dubay, ex-prefeita; Simone de Jesus de Araújo, professora; e Titina Espíndola, diretora do Lar Miriã.

Alexandre Amaro homenageou: Pastora Jurema Portes, a engenheira ambiental Karine Mares de Oliveira, a obreira e conselheira tutelar Claudia Ribeiro da Costa Silva, a funcionária pública Rosângela Custódio e Anderson Luz, pastor.

Anibelli Neto prestou reverência a: Augustinho Vecchi, presidente da Câmara e ex-prefeito de Campo Mourão; Darcy Deitos (in memoriam), ex-deputado; João Carlos Klein, ex-prefeito de Peabiru; Florival Peres de Marco, ex-prefeito de Quinta do Sol; Joaquim Filho, ex-vereador de Barbosa Ferraz; e Gilmar Cardoso, primeiro prefeito da história de Farol.

Artagão Junior homenageou: Leila Miotto Amadei, ex-prefeita.

Delegado Jacovós homenageou: Nilson Rodrigues da Silva, o Lar dos Idosos São Joaquim Sant’Ana, a Apae, Fabiano Dissenha Ribas e Antônio Cardoso.

Doutor Leônidas homenageou: Carlos Cezar Cândido, pároco; Sandra do Amaral da Silva, pastora; João Douglas Fabrício, prefeito de Campo Mourão; e Izabel Frare, ex-primeira-dama de Peabiru.

Evandro Araújo homenageou: Padre Wesley de Almeida dos Santos, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mamborê, Associação Comercial e Industrial de Mamborê, Instituto Família Martin, Renovação Carismática Católica de Campo Mourão, Escola Nossa Senhora de Fátima e o policial penal Fabiano de Castro, diretor da Penitenciária de Campo Mourão.

Flávia Francischini, primeira vice-presidente da Assembleia, homenageou: Bruno Augustavo França, líder do projeto social de Barbosa Ferraz; Laudicéia Magalhães dos Santos, ativista religiosa; Virgílio José Alves Neto (Bugrão), empresário; Zegilda da Fonseca Paiva Cafisso, enfermeira; doutor Ivo Edson Bernardelli, médico; e Teófilo Boiko, do setor de transportes.

Jairo Tamura homenageou: Assembleia de Deus Ministério Madureira em Campo Mourão, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e pastor Robison dos Santos.

Luis Corti homenageou: Apae – Escola Menino Deus de Peabiru, Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mamborê, Associação Vinicius Azulão de Futsal, o ex-prefeito de Araruna Fabiano Antoniassi e a Instituição Pôr do Sol de Quinta do Sol.

Marcio Pacheco reconheceu: Doutor Afonso Miranda, médico; Fernando Vinhote, cantor e missionário; e Ruben Moyano, precursor do turismo religioso.

Ricardo Arruda homenageou: Antonio de Jesus Rorato, empresário; Maria Piacentini, fundadora do movimento DCM; Naiany Salvadori, ex-vereadora; e Germano Boiko, empresário.

Luiz Claudio Romanelli homenageou: Cássio Zanuto, prefeito de Rancho Alegre D’Oeste; Husni Junior (Juninho Teodoro), empresário e agropecuarista; Joaquim Rodrigues da Silva, político; Luiz Antônio Volpato, prefeito de Moreira Sales; e Wilson Akio Abe, prefeito de Quarto Centenário.

Com informações da ASCOM/ALEP