Campanha de doação de sangue tem coleta nesta quinta-feira

A campanha de doação de sangue, denominada “Bondade tá no Sangue”, promovida pelo Rotary Clube de Luiziana, terá o segundo dia de coletas nesta quinta-feira (16) no Hemonúcleo de Campo Mourão. Os interessados em participar poderão agendar pelo telefone/WhatsApp (44) 9.9910-2885. Moradores da região podem fazer contato diretamente com o Hemonúcleo pelo telefone: (44) 9. 9878-3811 e agendar a doação em nome do Rotary Clube de Luiziana.

O município de Luiziana disponibilizará um veículo para transporte dos doadores até Campo Mourão com saída às 7 horas da Praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A ação, que será realizada ainda nos dias 23 e 30 deste mês, é em memória ao morador da cidade, Thomas Bognar, que morreu no dia 6 de setembro de 2019, vítima de leucemia. Na época, a cidade se mobilizou para captação de doação de sangue para ele.

“A doação é um ato solidário que salva milhares de vidas. Lembramos que as doações serão feitas considerando todas as medidas de segurança na prevenção da Covid-19”, comentam os organizadores da ação. As doações, são para recomposição do estoque de sangue do Hemonúcleo de Campo Mourão, que nos últimos dias atingiu nível crítico. A unidade abastece hospitais do município e também da região.

Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina. A CoronaVac, da Sinovac/Butantan, estabelece um prazo de 48 horas após a aplicação para que o cidadão possa fazer doação de sangue. A AstraZeneca/Fiocruz, a Pfizer/Comirnaty/BioNtech e a Janssen pedem o intervalo de sete dias para a doação.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal), não estar em jejum, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, pesar mais de 50 quilos, não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres), não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias, não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, entre outros. Durante a vigência da pandemia, doações de pessoas acima de 60 anos não estão sendo recolhidas pelo Hemonúcleo.