Campo Mourão fará inscrições neste sábado para castração de animais

Famílias inscritas em programas sociais com renda máxima de até dois salários mínimos e que têm até dois animais para serem castrados podem fazer a inscrição neste sábado, 24 de julho, na Praça da Catedral São José. As inscrições começam às 8 horas e vão até o preenchimento de 405 animais. As castrações serão realizadas gratuitamente nos dias 3 e 4 de agosto.

“Não é para levar o animal nem crianças no dia da inscrição. Somente deve comparecer o tutor, lembrando sempre a necessidade do uso de máscaras e distanciamento”, esclarece a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente Shelly Nogueira. Para a inscrição é exigido também apresentação do RG e CPF, comprovante de residência atualizado, cartão Bolsa Família ou comprovante de renda.

Segundo a secretária, serão atendidos animais de 6 meses a 7 anos, macho ou fêmea de qualquer porte, e no máximo dois por família. A iniciativa é uma parceria entre o município de Campo Mourão e o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O objetivo é o controle populacional destes animais.

Castrapet

Além de Campo Mourão, já foram atendidos pelo programa de esterilização de animais os municípios de Corumbataí do Sul, Luiziana, Araruna, Engenheiro Beltrão, Mamborê, Quarto Centenário, Janiópolis, Peabiru, Roncador e Terra Boa. Para a realização do programa, o governo do Estado contratou duas clínicas veterinárias por meio de pregões eletrônicos.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, o Paraná é o primeiro Estado brasileiro a desenvolver um programa coletivo de castração gratuita. A meta do programa é que até final de 2022 a castração ocorra em 60 por cento dos municípios paranaenses.

O “CastraPet” está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais e na prevenção de abandono.