Campo Mourão se prepara para 5ª edição do Pint of Science; lançamento será nesta semana

Campo Mourão se prepara para mais uma edição do Pint of Science, o maior evento internacional de divulgação científica do planeta, que busca levar a ciência e seus pesquisadores para conversas descontraídas nos bares da cidade.

O lançamento da 5ª edição na cidade acontece nesta quinta-feira (15), às 19h31, no Passeio Seo Silvestre (Rua Interventor Manoel Ribas, nº 1394), com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição. A proposta do festival é levar cientistas para conversar diretamente com o público de forma leve e divertida, sem jargões técnicos, mostrando como a ciência está presente no dia a dia de todos.

Criado na Inglaterra e trazido ao Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, o Pint of Science se consolidou como um fenômeno global. Este ano, o evento será realizado simultaneamente em 27 países nos dias 19, 20 e 21 de maio, com participação de 169 cidades brasileiras, incluindo Campo Mourão. A programação local será divulgada em breve nos perfis @_idea5 e @integradouniversitario.

“O Pint of Science em Campo Mourão traz alguns bons diferenciais em relação às demais cidades. Primeiro que acontece em 8 bares da cidade, já são mais de 2400 pessoas que participaram em edições anteriores e 49 pesquisadores. Outro diferencial é que no primeiro dia o evento é dedicado inteiramente às Pesquisadoras, ou seja, somente palestrantes mulheres”, observa Eduardo Akira Azuma, secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico e coordenador local do evento.

Em Campo Mourão, o evento é uma realização do Idea5 e do Centro Universitário Integrado, com organização conjunta da UTFPR, Unespar, Unicampo, Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Codecam, Ecossistema de Inovação de Campo Mourão e Sistema Regional de Inovação Centro Ocidental. Toda a iniciativa é feita por voluntários – inclusive os pesquisadores – que acreditam na importância de aproximar a ciência das pessoas e promover a cultura do conhecimento.