Campo Mourão vacina população de 23 e 22 anos contra Covid-19 nesta segunda e terça-feira

Após quase duas semanas (12 dias) com a vacinação contra a Covid-19 paralisada, a Secretaria de Saúde de Campo Mourão anunciou a retomada da imunização para a população na faixa etária de 23 e 22 anos, nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14.

Hoje, serão vacinadas pessoas com 23 anos completos ou mais, das 12 às 19 horas. Já amanhã, moradores com 22 anos, das 8h30 às 126 horas. As doses serão aplicadas na Casa da Cultura e estacionamento da Unespar. É obrigatória apresentação do RG, CPF e comprovante de residência.

A vacinação estava paralisada em Campo Mourão devido a falta de doses para a primeira aplicação. Apenas moradores que já tinham recebido a primeira dose vinham seguindo recebendo a dose de reforço nas Unidades Básicas de Saúde.

Números

Enquanto a imunização congelou na cidade, os casos de infecções por Covid-19 voltaram a subir. Somente neste domingo (12), Campo Mourão confirmou 35 novos casos da doença. Casos ativos, que no último dia 5, por exemplo, estavam em 183 estão agora em 297.

No dia 5, a taxa de internação era a seguinte: enfermaria (47%) e UTI-Covid (37%). Na ocasião, eram 19 pacientes internados (9 na UTI e 10 na enfermaria). Mas o panorama hoje já é outro. A taxa de ocupação da enfermaria já está com 67%; enquanto a UTI-Covid com 58% de sua capacidade. A UTI-Convênios continua sem nenhum paciente internado nas últimas semanas.

O número de moradores internados também aumentou. Agora são 27, sendo 14 hospitalizados em leitos de UTI-Covid e 13 na enfermaria. O município tem 332 óbitos

A principal causa para paralisação da vacina em Campo Mourão e outras cidades da região é que um lote com 11 mil doses da CoronaVac destinadas à Comcam foi interditado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão já havia adiantado que a vacinação seria retomada nesta semana.

Campo Mourão receberia 6 mil doses do lote interditado. O chefe da Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira, disse que as 11 mil doses foram recebidas pela Regional no sábado passado (29). Eram destinadas todas para a primeira aplicação. “Mas a Anvisa suspendeu a entrega até validar o lote. Não há uma previsão de quando isso ocorrerá”, explicou. Mesmo com a paralisação destes últimos dias, ele acredita que toda a região cumprirá a meta de vacinar toda a população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina.

“Alguns municípios já vacinam a população na faixa etária de 18 anos e a outra grande maioria já vacina moradores abaixo dos 24 anos. Mesmo com este imprevisto, tudo está se encaminhando para que nosso objetivo seja alcançado”, falou.