Casos de dengue aumentam 7% em uma semana na região de Campo Mourão

Mesmo com a temperatura amena a dengue não tem dado trégua à região de Campo Mourão, que em uma semana, registrou um aumento de 7% no número de confirmações, conforme dados do boletim epidemiológico atualizado, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR).

As confirmações aumentaram de 5.745 na última semana para 6.468 agora, ou seja, 432 novos casos. Deste total, 6.177 são autóctones, em que o morador foi infectado no município de residência. A região contabiliza ainda 8.246 casos prováveis da doença e 11.288 notificações. O atual ciclo epidemiológico iniciou em agosto do ano passado e prossegue até julho deste ano.

De acordo com os números, Terra Boa continua sendo a cidade com maior número de moradores infectados: 2.910. Na sequência vêm Campo Mourão, com 784 confirmações e Ubiratã, com 714. O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira comenta que com a baixas temperaturas, a tendências é que os números possam estagnar, mas segundo ele, a situação atual está ‘bastante preocupante’.

“O cenário de chuva e sol está propiciando o aumento de confirmações. Mas isso está acontecendo porque uma boa parte da população não vem tomando os devidos cuidados, que é a eliminação de focos dentro dos próprios quintais”, observou. “É importante que o morador faça diariamente ou no máximo a cada dois dias uma varredura completa no quintal para eliminar recipientes que possam acumular água parada”, orientou, ao lembrar que mais de 70% dos focos do Aedes aegypti são encontrados em áreas domiciliares.

Os casos de dengue por município na região é o seguinte: Altamira do Paraná (4); Araruna (48); Barbosa Ferraz (269); Boa Esperança (239); Campina da Lagoa (39); Campo Mourão (784); Corumbataí do Sul (540); Engenheiro Beltrão (30); Farol (18); Fênix (33); Goioerê (73); Iretama (9); Janiópolis (10); Juranda (20); Luiziana (25); Mamborê (302); Moreira Sales (43); Nova Cantu (6); Peabiru (20); Quarto Centenário (179); Quinta do Sol (15); Rancho Alegre D’ Oeste (99); Roncador (39); Terra Boa (2.910) e Ubiratã (714).

Com o avanço de contaminações pelo vírus na Comcam, os municípios vem intensificando ações de combate ao mosquito, como arrastões, vistorias às residências por agentes de endemias e orientações à população, além da utilização do fumacê costal ou a UBV pesada, em último caso. “Lembrando que o fumacê só combate o mosquito na fase adulta, ou seja, se não houver a eliminação dos focos de larvas praticamente não surtirá efeito”, alertou Siqueira. Ele disse que a Regional de Saúde tem mantido suas equipes diariamente nos municípios para acompanhar a situação in loco. “Diariamente estamos orientando e entrando com ações quando necessárias nas cidades de nossa abrangências”, ressaltou o chefe da Regional.

Paraná

O boletim semanal da dengue publicado pela Sesa registrou 196.053 casos suspeitos, com 86.809 confirmações. São 7.557 casos a mais que o informe anterior. Foram confirmadas ainda a morte de mais três pessoas pela doença, totalizando 41 óbitos no Paraná. São dois homens e uma mulher entre 53 e 79 anos.

Até o momento, 383 municípios registraram notificações de dengue, destes 343 confirmaram a doença, sendo que 311 municípios registraram autoctonia, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda, 43.738 casos em investigação.