Colegiado de Geografia da Unespar fará neste sábado manejo do cerrado em Campo Mourão

Professores membros do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, farão neste sábado (4), a partir das 9 horas, um trabalho de manejo da Estação Ecológica do Cerrado no município.

O professor da Unespar, Oséias Cardoso, comentou que o trabalho será uma ação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo (5). “O Colegiado de Geografia da Unespar e os alunos estarão trabalhando com retirada de espécies invasoras. Vamos também fazer um trabalho de limpeza retirando lixos que possam estar acumulados na área”, disse.

Além de lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ação é também associada a um programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo curso de Geografia da Unespar este ano. “Pela ação vamos receber alunos de escolas públicas e grupos organizados para debater a preservação do meio ambiente como forma de conscientização”, frisou Cardoso.

Cerrado de Campo Mourão

O cerrado de Campo Mourão existe há mais de 7,2 mil anos. O município chegou a ter cerca de 102 quilômetros quadrados do bioma. Mas com o passar dos anos a vegetação foi extraída deixando o município hoje com apenas 1,3 quilômetro de cerrado. Trata-se da menor Estação Ecológica do Sul do Brasil.

A Estação foi criada em 1987 tendo a área cercada em 1993. No local há elementos que só são encontrados em regiões de cerrado do estado de Goiás, como a árvore pequi, por exemplo. A área, localizada próximo ao Batalhão de Polícia Militar, equivale a um campo de futebol. A unidade de conservação possui centro de visitantes e laboratório de pesquisas, além de um herbário com amostras da vegetação local. A Unespar possui 30 anos de comodato para administrar o espaço.

A Estação funciona como um museu vivo desse bioma, no qual apenas pesquisadores são autorizados a entrar. No local já foram identificadas 240 espécies de plantas, algumas bem raras, como a de uma gramínea que só é possível ser encontrada ali.