Com benção de casais, Igreja encerra Semana da Família neste sábado
Aberta no último domingo (13), Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família, será encerrada neste sábado (19), pela Igreja Católica. A campanha tem como tema “Família, fonte de vocações”, definido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).
Nesta sexta-feira (18), às 19 horas, será realizada na catedral São José, a Celebração Eucarística. O tema será “Jesus chama a permanecer com ele”. Durante a celebração haverá liturgia, acolhida e momento de partilha, reflexão de grupos. Já no sábado (19), o encerramento da Semana da Família será com benção dos casais e renovação dos votos e celebração eucarística, às 19 horas.
“A família é prioridade no caminho missionário e na vida da Igreja”, destacou o bispo diocesano dom Bruno Versari. “Lá aprendemos que é bom servir e experimentamos a alegria de poder fazer o bem ao próximo. Esses aprendizados, que são permanentes quando bem vividos nos ambientes familiares, repercutem na vida em sociedade. A família tem uma nobre missão: ser o lugar onde primeiro se experimenta essa verdade cristã. A vida ganha sentido quando se torna oferta”, complementou.
Na região da Diocese de Campo Mourão, cada paróquia tem a responsabilidade de realizar as missas à comunidade com temas ligados à família. Mesmo tema do 13º Simpósio Nacional das Famílias, o mote está em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, celebrado até novembro deste ano com a intenção de promover a reflexão, a oração e a promoção das vocações no país.
O lema escolhido para a campanha recorda o Ano Vocacional, sendo a mesma passagem bíblica do Evangelho de São Lucas: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
Durante a Semana Nacional da Família são promovidas diversas atividades pela Igreja Católica em toda região, a partir da criatividade pastoral e da realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses. Momento expressivo do trabalho da Pastoral Familiar em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família é celebrada neste ano de 14 a 20 de agosto.
A Semana da Família surgiu em 1996, como material de preparação para a visita do Papa João Paulo II. O Pontífice, hoje santo da Igreja, veio ao Brasil por ocasião do II Encontro Mundial das Famílias. O subsídio contém sete encontros, um para cada dia da semana, além de um roteiro de celebração para o Dia dos Pais.