Com igrejas fechadas, fiéis católicos põem ramos nos portões das casas

A igreja católica inicia neste domingo (05) a Semana Santa, que marca a entrada de Jesus em Jerusalém, conforme relata a Bíblia. É o Domingo de Ramos, que pela tradição da igreja sempre é celebrado com procissão pelas ruas onde os fiéis levam ramos, que são benzidos durante a missa na igreja. Em razão da pandemia do Coronavírus, a igreja também cumpre e determinação pelo isolamento social e para não haver aglomeração as missas são transmitidas pela mídia, sem público nas igrejas.

Para não deixar passar em branco o ritual da igreja, grande parte das famílias católicas enfeitou a frente das casas com ramos. A sugestão foi da CNBB, acatada e recomendada pelo bispo Dom Bruno Versari. Ele também pediu que os fieis enviem fotos para serem publicadas nas redes sociais da diocese e das paróquias. As celebrações serão realizadas nas igrejas pelos padres e um pequeno grupo de auxiliares e transmitidas pela internet.

“Marcar a casa é uma característica do povo de Deus desde a antiguidade”, observou Dom Bruno na carta publicada na mídia, onde pede que os fiéis celebrem a Semana Santa recolhidos em casa. “Permaneçamos unidos, rezando uns pelos outros e juntos vamos passar por este momento de crise que atinge o mundo inteiro”, completou Dom Bruno. 

A semana Santa para a Igreja

Domingo de Ramos – É o dia em que, na doutrina católica, Jesus chega a Jerusalém saudado como Rei por uma multidão que acena com ramos.

Segunda-feira – É relembrada a prisão de Jesus Cristo.

Terça-feira – São celebradas as Sete Dores de Nossa Senhora e o anúncio da morte de Jesus é relembrado pelos fiéis.

Quarta-feira – Data em que é relembrado o ofício das Trevas, quando o mundo já estava em trevas devido a aproximação da morte de Jesus.

Quinta-feira – Nesse dia é celebrada a Instituição do Sacramento da Eucaristia, com o momento da última ceia de Jesus Cristo, destacando a benção com os Santos Óleos (celebrada pelo bispo com a presença de todos os padres) e a cerimônia do Lava-pés.

Sexta-feira – Celebrada a crucificação e morte de Jesus na cruz no alto do Calvário. Dia em que se recomenda penitências pelo sacrifício de Jesus e também é realizada a Via-Sacra. No Brasil é feriado nacional.

Sábado de Aleluia – É onde se inicia a Vigília Pascal, que tem início no final do dia e dura até a manhã do domingo de Páscoa.

Domingo de Páscoa – Data em que a igreja celebra a ressurreição de Jesus Cristo para provar que a morte não é o fim e que Ele é o verdadeiro Filho de Deus.