Conselho Tutelar de Campo Mourão tem nova presidente

O Conselho Tutelar de Campo Mourão elegeu nesta semana a nova presidente que exercerá o cargo até a metade do ano. Trata-se da conselheira Vilmara Luciana Queiroz de Souza, que terá como secretária Silvana Pierini. Ela ocupa o lugar deixado por Valdirene Neves, que ficou na presidência também por seis meses, conforme acordo entre as conselheiras no início da gestão para que todas exercessem a presidência. 

Os maiores desafios apontados pela nova conselheira é garantir que as políticas públicas, de fato, cheguem até as crianças e adolescentes, atendidos pelo órgão.  “O Conselho atua em conjunto com a rede de proteção que envolve várias áreas do município, o Poder Judiciário e o Ministério Público”, ressalta a presidente. Além dela, Silvana e Valdirene, integram o CT Zilda Inglez Modena e o suplente João Matheus, empossado neste ano no lugar de Marisa Palma (licenciada).

Segundo ela, situações de abandono, maus tratos, violência sexual e uso de drogas estão entre os casos mais atendidos pelo Conselho. “Esse ano que passou foi ainda mais difícil por conta do Covid, mas tivemos apoio por parte do município e vamos continuar esse trabalho na busca de proteção integral e absoluta, inclusive no atendimento das famílias dessas crianças e adolescentes”, afirmou Vilmara. 

Ela defende que Campo Mourão comece a estudar a implantação de um segundo Conselho Tutelar, já que pela lei não é possível aumentar o número de conselheiros. Atualmente o Conselho está instalado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, mas já tem um terreno doado pelo município e recursos para construção da sede própria, através do Fundo da Infância e da Adolescência. 

“Por conta da pandemia o projeto ficou parado no ano passado, mas já retomamos a discussão para construção dessa sede, que vai garantir melhores condições de trabalho e a autonomia do Conselho”, complementou.