Contribuintes do IR ainda podem destinar recursos para entidades

Termina nesta quarta-feira (30), que é o último dia útil bancário, o prazo para pagamento do boleto de destinação  de parte do Imposto de Renda para entidades assistenciais. É a data limite para que o contribuinte pessoa física possa colaborar com até 6 por cento do imposto a pagar com o Fundo Municipal do Idoso ou da Criança e do Adolescente (ou ambos). 

“O contribuinte não terá custo nenhum. Aquele que tem imposto de renda retido na fonte e que destinar para o FMDCA ou FMI terá o valor devolvido pela receita federal na restituição. E aquele que tem imposto de renda a pagar, pagará menos e permitirá que parte do seu imposto fique em nossa cidade ao invés de ir para Brasília”, esclarece Silvia Andreia Rocha, assessora da campanha.

Ela lembra que se os mais de 6 mil contribuintes que têm Imposto de Renda a pagar em  Campo Mourão autorizassem abater do valor a ser pago em prol dos fundos, seriam destinados até R$ 3,3 milhões para as entidades que cuidam dessas pessoas. “A destinação dos seis por cento do IR pago pelas pessoas físicas não só é permitida pela Receita Federal como também incentivada”, acrescenta.

No caso da cidade de Campo Mourão, os FIAs (Fundos da Infância e da Adolescência) são coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). O Fundo Nacional do Idoso também pode receber as doações e são administrados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI).

Tanto pessoas físicas quanto empresas podem doar, mas cada uma aproveita de benefícios diferentes. Se a doação ficar para o próximo ano, ou seja, diretamente pela declaração do IR até a data limite para declarar, a dedução não pode ultrapassar 3 por cento. “Por isso reforçamos a campanha no fim do ano”, justifica Silvia.

DOAÇÃO 
Depois de calcular o valor, é o próprio contribuinte que efetua a transferência para um dos fundos, através dos dados bancários. Quem preferir pode manter contato com  o contador ou com o Sindicato dos Contadores pelo Fone (44) 3523-7851 (Av. Irmãos Pereira, 963 – centro, Centro Empresarial Cidade 1º andar, sala 6).