Convênio entre UTFPR e Embrapa vai auxiliar produtores de soja

Um contrato firmado entre o campus da UTFPR de Campo Mourão e a Embrapa Soja resultará em uma ferramenta para auxiliar os produtores de soja com informações de fácil acesso sobre a cultura. O campus de Cornélio Procópio também faz parte do convênio. O contrato multicampi foi assinado pelos diretores dois diretores: Marcio Jacometti (Cornélio Procópio) e Roberto Ribeiro Neli (Campo Mourão).

Pelo convênio, por enquanto a plataforma estará em ‘nuvem’ com informações disponíveis no “Catálogo de Cultivares de Soja da Embrapa” e do “Manual de Identificação de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas da Cultura da Soja”. Atualmente, tanto o manual quanto catálogo estão disponíveis em papel, o que dificulta o acesso dos produtores.

O contrato tem duração de quatro anos, com a previsão de quatro bolsas para mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). Atualmente, estão envolvidos no projeto os mestrandos Leandro Alfredo, Matheus Amaral, Monique Emídio de Oliveira e Vitor Hugo Basseto.

O projeto é coordenado pelo professor do Campus Cornélio Procópio, Gabriel Costa Silva, com a colaboração dos professores Cléber Gimenez e Silvio Ricardo Rodrigues Sanches, do Departamento Acadêmico de Computação do Campus (Dacom), Claiton de Oliveira e do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do campus Campo Mourão, Reginaldo Ré.

“A parceria surgiu por iniciativa dos profissionais do núcleo de comunicação organizacional da Embrapa Soja, Hugo Soares Kern e Marisa Yuri Horikawa, que visualizaram a UTFPR uma parceria capaz de contribuir com a expertise técnica para resolver um problema emergente: uma forma mais ágil e interativa para divulgar informações da soja”, afirma o professor Gabriel.

Além da plataforma em nuvem estão previstos dois aplicativos para dispositivos móveis que darão acesso ao conteúdo do “Catálogo de Cultivares de Soja da Embrapa” e do “Manual de Identificação de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas da Cultura da Soja”.” Ambas informações são fundamentais para produtores e técnicos envolvidos na cultura da soja”, ressalta o professor.

Segundo a Embrapa Soja, o Brasil é hoje o maior produtor mundial de soja e o estado do Paraná é um dos grandes responsáveis por esse resultado. Os primeiros protótipos do projeto devem ser divulgados na Agrobit/2021, o maior evento de tecnologia para o Agro do Brasil, que será realizado no próximo mês de novembro.