Covid: região receberá hoje 1.095 doses de vacina para trabalhadores da educação

Com o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual de educação a partir desta segunda-feira (10), a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), anunciou o envio de 1.095 doses de vacinas contra coronavírus (Covid-19) à 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, nesta terça-feira (11), para distribuição aos municípios da Comcam. 

O número de doses é insuficiente. Atingirá, neste primeiro momento, apenas uma pequena parcela dos trabalhadores, considerando que somente professores, são 4,7 mil na região, sem contar outros profissionais, como cozinheiras, profissionais da limpeza, entre outros. 

Este será o primeiro lote destinado ao grupo prioritário. Em todo o Paraná, são 32.760 doses destinadas a este grupo, segundo a Sesa. A vacina está armazenada no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) desde o dia 3 de maio. 

As doses são Covishield, fabricadas pela parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fiocruz. O quantitativo integra a 16ª remessa de imunizantes recebidos pelo Paraná através do Ministério da Saúde. Houve atualização na divisão em relação ao que foi divulgado na semana passada pela Saúde. Na ocasião, foi anunciado que a região de Campo Mourão receberia 920 doses. 

A indicação é que os municípios vacinem os trabalhadores da educação por idade, iniciando pela faixa entre 55 e 59 anos. Nesse primeiro momento, apenas os da Educação Básica (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA) serão atendidos, dentro da estratégia casada com o retorno das aulas. A recomendação é que seja apresentado documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino.

As doses representam quase 20% do grupo de trabalhadores da educação previsto pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, estimado em 169.057 pessoas. Neste número, estão contabilizados profissionais da rede pública estadual e municipal, da rede privada e da assistência social. Há, ainda, outros 54.110 do Ensino Superior, também no grupo prioritário, mas que serão atendidos num segundo momento.

Além deste percentual, cerca de 8 mil trabalhadores do ensino (3,5% do total de 223.167) já foram imunizados por terem idade acima de 60 anos, grupo prioritário já contemplado pela vacinação no Paraná.

Vacinação 

De acordo com o Vacinômetro da Secretaria estadual de Saúde, foram aplicadas 1.935.530 primeiras doses e 1.056.083 doses de reforço, totalizando 2.991.613 vacinas até essa segunda-feira (10). Atualmente, estão sendo imunizados os grupos de grávidas e puérperas, trabalhadores da segurança, salvamento e Forças Armadas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.