Dom Bruno pretende retomar projeto paralisado com a pandemia

Quem também está esperançoso para que as coisas voltem ao normal a partir do próximo ano em Campo Mourão é o bispo diocesano Dom Bruno Elizeu Versari. A pedido da TRIBUNA o líder da igreja católica na região também fez uma avaliação do ano em curso e as expectativas para o ano vindouro. A principal meta é retomar o projeto de iniciação da vida cristão, que foi paralisado em razão a pandemia de Coronavírus.

“Este ano para a igreja em vista da pandemia claro que houve um prejuízo grande porque as pessoas acabam se afastando devido o isolamento social. Nossa igreja é uma igreja do encontro, da reunião e ter ficado fechada por um período prejudicou muitas ações, especialmente na dimensão do alimentar-se da palavra e da eucaristia”, ressaltou Dom Bruno. 

Ele lembra que no início do ano foi iniciado um projeto chamado Iniciação à  Vida Cristã, que consistia visitar as casas, rezar com as famílias e recrutar pessoas que desejavam participar mais da vida da igreja. “Por causa da pandemia tivemos que abortar essa ideia, pensada dentro da celebração dos 60 anos da diocese”, explicou. 

“Pretendo retomar o projeto com visitas, grupos de reflexão bíblica, porque isso é a alma da igreja. A retomada de um novo normal. Cada dia vamos respondendo aos desafios que vemos pela frente junto com Campo Mourão que completa 73 anos”, frisou o bispo. 

Ele também ressalta que se por um lado um projeto foi paralisado, por outro a igreja foi provocada a avançar pelos recursos dos meios de comunicação. “Começamos chegar no nosso público por um caminho que não era muito comum, ganhando maior corpo a consciência da igreja doméstica, em sintonia com a comunidade paroquial.  Acredito que nessa parte avançamos bastante. Vivemos um momento de transição, criando possibilidades de formação on- line, como formação de batismos e casamentos, assim, como catequese”, completou.