Elói Bonkoski comemora erradicação da pólio na África e destaca ação do Rotary na causa

O futuro governador do Distrito 4630 do Rotary (gestão 2022-23), empresário mourãoense Elói Ricardo Bonkoski, comemorou o anúncio feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta semana da erradicação da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, na África quatro anos depois do registro dos últimos casos no continente. Segundo a OMS, o continente africano está isento de poliovírus selvagem, que provoca a doença.

 “Os rotarianos de todo o mundo estão bastante felizes por esta vitória que é um bem para a humanidade. E o Rotary em especial pelo fato de ter abraçado esta causa lá em 1985 quando lançou o programa ‘Pólio Plus’ e desde então tem contribuído com recursos financeiros de ordem muito grande e com trabalho também nas vacinações com equipes que ido aos locais mais hostis para a vacinação”, comentou. 

Segundo o futuro governador, o desafio agora é erradicar o vírus selvagem nos dois países onde a doença nunca foi interrompida: Afeganistão e Paquistão. “Nosso objetivo maior é a erradicação definitiva da pólio na face da terra”, ressaltou. 

Bonkoski destacou que a erradicação da pólio no continente africano é consequência de um trabalho de décadas de resultados positivos alcançados arduamente na região pelo Rotary e seus parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio ( GPEI) — OMS, CDC, Unicef, Fundação Bill e Melinda Gates, e GAVI (Aliança Global para Vacinas e Imunização). “É uma sensação muito boa e gratificante”, acrescentou. 

De acordo com a OMS, graças aos esforços mobilizados, mais de 1,8 milhão de crianças foram salvas da doença. O evento é considerado histórico. Para Bomkoski, o fim dos casos de “pólio” na África é uma etapa crucial na erradicação mundial da enfermidade.

Rotary na luta

Desde 1996, inúmeros rotarianos da África e de outras partes do mundo têm angariado fundos, imunizado crianças e promovido campanhas de vacinação, permitindo que a GPEI agisse rapidamente e impedisse a ocorrência de surtos de poliomielite. 

Mais de 9 bilhões de doses de vacina oral antipólio foram distribuídas na área, prevenindo um número estimado de 1,8 milhão de casos de paralisia infantil. Cerca de 2 milhões de voluntários ajudam a vacinar 220 milhões de crianças contra a pólio várias vezes ao ano na região africana.

Os associados do Rotary contribuíram cerca de US$890 milhões à erradicação da pólio nesta região. Os fundos permitiram que a organização aprovasse subsídios Pólio Plus para financiar transporte da vacina, campanhas de conscientização, Dias Nacionais de Imunização e trabalhos de vigilância do vírus.

Expectativa para o mandato

Elói Bonkoski foi escolhido pelo Colégio de Governadores como governador do Distrito 4630 para a gestão 2022-23. A escolha do nome dele foi anunciada pelo atual governador, Edio Martelo, em março deste ano. Membro do Rotary Campo Mourão Verdes Campos desde 1993, Bonkoski será o primeiro governador da história do clube. Ele falou sobre a expectativa de assumir a governança da entidade.

“É um desafio que requer uma meditação antes de você aceitar e assumir. O governador tem por obrigação fazer visita pelo menos uma vez em cada Clube do Distrito. No nosso caso são aproximadamente 90 Clubes em 60 cidades”, frisou. Segundo Bonkoski até assumir o cargo, são dois estágios: o atual, de governador indicado e de governador eleito, após julho de 2021. Ele será governador efetivo somente a partir de julho de 2022.

“A preparação para isso começa desde já. Temos neste fim de semana um evento de treinamento para governadores indicados e governadores eleitos e na sequência dos meses novos treinamentos. O treinamento principal (de 15 dias com todos os governadores do mundo inteiro) acontece nos Estados Unidos no mês de janeiro de 2022”, informou. 

A escolha com mais de dois anos de antecedência faz parte do sistema organizacional do Rotary. A principal atribuição do governador, além de manter contato com os clubes é transmitir as diretrizes estabelecidas pelo Rotary Internacional e motivar os clubes a cumpri-las. Campo Mourão conta com seis clubes de Rotary, com cerca de 300 rotarianos. Em toda a abrangência do Distrito são cerca de 1.200 membros.