Em 20 dias, casos ativos de Covid-19 reduzem mais de 67% em Campo Mourão

Em um período de 20 dias, os casos ativos de Covid-19 sofreram uma queda acentuada em Campo Mourão. O número reduziu mais que três vezes neste período. Até 10 de fevereiro, a cidade tinha 2.901 moradores infectados com o vírus, com potencial de transmissibilidade. Porém, até essa terça-feira (1), conforme o boletim divulgado pela Saúde, o quantitativo caiu para 944, o equivalente a 67,46%. A procura por atendimento com pacientes com suspeita também caiu.

Nesta terça, aliás, o número de recuperados foi mais do que três vezes maior que o de infectados: 141 contra 44, respectivamente, o que contribuiu para a descensão de casos ativos. Na ala covid, leitos destinados exclusivamente para pacientes que tratam a doença, também houve queda na taxa de ocupação.

Na enfermaria covid, por exemplo, há 4 pessoas internadas (um homem e três mulheres), atingindo 50% da capacidade. Já nos quartos de UTI são dois pacientes – um homem e uma mulher -, que ocupam 20% da capacidade destes leitos. Há dois moradores de Campo Mourão internados com coronavírus, estão na enfermaria. Os outros são de Iretama (1), Terra Boa (1), Peabiru (1) e Pérola (1).

A preocupação das autoridades em Saúde é com o pós-feriado de Carnaval, devido a aglomerações no período. “Às vésperas do Carnaval reiteramos aos municípios para intensificar os cuidados, conforme nota orientativa divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde. Mas sabemos que alguns moradores sempre dão um jeito de driblar as regras. Vamos aguardar os próximos dias para saber se os números voltam ou não a aumentar. Torcemos para que não”, frisou o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira.

Desativado

Com a redução dos casos de Covid-19, a secretaria de Saúde de Campo Mourão desativou o Centro de Testagem Covid. O local funcionou até a última sexta-feira (25), com atendimento a pacientes agendados.

Conforme a Saúde, pacientes que necessitarem de testes covid devem procurar a UPA ou o Pronto Atendimento no Lar Paraná. A diretora administrativa da Secretaria de Saúde, Camila Corchak, ressaltou que a demanda de pacientes com sintomas gripais apresentou queda significativa, por isso a desativação do serviço.

Ainda segundo ela, a partir desta quarta-feira (2), a Unidade de Saúde do Jardim Alvorada também não terá mais atendimento exclusivo para casos suspeitos de Covid, voltando aos seus atendimentos normais. “As referências para casos de pacientes que apresentarem sintomas gripais serão a UPA e PA Lar Paraná”, explicou.