Furto de cabos elétricos prejudica abastecimento de água em vários bairros de Campo Mourão

Mais uma vez bandidos furtaram fiações elétricas do sistema de abastecimento de água da Sanepar em Campo Mourão, prejudicando o serviço em vários bairros da cidade. Desta vez, o crime foi praticado na estação elevatória de água do Jardim Tropical, na madrugada desta quarta-feira (31).

A paralisação da unidade de bombeamento afeta o abastecimento nas regiões dos bairros Diamante Azul, Tropical I e II, Avelino Piancentini, Batel, Modelo, Santa Cruz, Milton de Paula Walter e do Conjunto Piancentini. De acordo com nota emitida pela assessoria de imprensa da Companhia, a previsão é a de que os cabos sejam repostos até as 15 horas e a de que o abastecimento volte à normalidade a partir das 16 horas, gradativamente.

Estações de abastecimento da empresa têm sido alvo constante dos bandidos não somente em Campo Mourão, mas em várias outras cidades da região, prejudicando a população que fica sem o fornecimento de água.

Para se ter ideia, somente no fim do ano passado, estações da Sanepar foram invadidas e tiveram cabos levados pelos ladrões por duas vezes em Campo Mourão em um curto período de tempo. Os bandidos furtam os fios para extraírem o cobre e revender.

Como o material tem alto valor de mercado, este tipo de ação vem sendo cada vez mais frequente. O problema é a dificuldade na identificação dos criminosos para que possam ser presos, uma vez que agem sempre na madrugada e em locais mais retirados.

A orientação da Sanepar é que em caso de moradores flagrarem ações de bandidos ou pessoas agindo em atitude suspeita acionem imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190 ou a própria empresa pelo telefone 0800 200 0115.

Outra orientação é que a população evite o desperdício de água e que tenha caixa-d’água no imóvel para não ficar desabastecida em casos como este. O ideal é que o morador tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, assim é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A empresa registrou um boletim de ocorrência. Tanto a Polícia Militar quanto Civil tem intensificado ações no sentido de coibir este tipo de crime nos municípios da região já que os prejuízos gerados são grandes, assim como transtornos aos moradores. Em alguns casos, até mesmo cabos telefônicos são levados pelos criminosos.