Futuro presidente de associação propõe mudar nome de bairro

No que depender do líder comunitário Neraldo Ferreira Costa, o bairro Vila Cândida, em Campo Mourão, terá o nome mudado para Jardim Cândida ou Jardim Santa Cândida. Ele é o único candidato a presidente da associação de moradores (que inclui o Jardim Indianápolis) e deverá ser eleito no próximo sábado, dia 9 de outubro. E uma das propostas é o novo “batismo” do bairro.

Morador da comunidade há 40 anos, Neraldo afirma que percebe uma certa discriminação com o termo vila. “Até quando vai vender um imóvel a gente nota essa discriminação. Por isso vamos levar essa proposta à apreciação da comunidade na forma de um abaixo-assinado. Mas pelo que temos conversado a maioria é favorável à mudança”, garante o futuro presidente da associação.

Neraldo acrescenta que caso a proposta tenha aceitação da comunidade, a mudança do nome deverá ser votada pela Câmara de Vereadores. O nome do bairro, que fica na região do Lar Paraná, foi dado pelos pioneiros em homenagem ao bairro Santa Cândida, em Curitiba.

A proposta tem o apoio do padre Nilson Reis Gonçalves, da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, e que atende a capela da comunidade, que tem como padroeira Santa Cândida. “Estou acompanhando essa discussão e pelo que fiquei sabendo já existe esse desejo da comunidade. Desde que seja uma vontade comunitária, com certeza terá o meu apoio”, disse o padre, que cede o salão da capela para as reuniões da associação.

Padre Nilson, que é nascido em Roncador, lembra que em sua cidade já houve uma situação semelhante. Em Roncador, a Vila Anchieta também teve o nome alterado para Jardim Anchieta, também pelo mesmo motivo. “Os que defenderam a mudança consideravam que o termo vila era depreciativo”, recorda.

Eleição

A eleição para a nova diretoria da Vila Cândida será no próximo sábado (9), das 15 às 17 horas, na Unidade de Saúde do bairro, com a única chapa encabeçada por Neraldo. “Conclamamos aos moradores que participem da eleição, que seguirá os protocolos de segurança”, explica. Podem votar pessoas a partir de 16 anos, mediante apresentação de documento de identificação e comprovante de residência.

Além da mudança do nome do bairro, o futuro presidente disse que vai lutar para conseguir um parque na comunidade. “Essa proposta já foi apresentada na Câmara pelo vereador Pepita e nós vamos apoiar. Precisamos do apoio político e sabemos que tem verba para isso, como na Sanepar, na Petrobras. Esse parque é um antiga reivindicação nossa”, acrescenta.

Neraldo tem 48 anos, é pedreiro e ministro da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio e na capela. Ele já foi presidente da Associação. “Dizem que é dor de cabeça assumir esse compromisso sem ganhar nada, mas estamos conscientes do papel da associação e do poder público”, complementa.