Geada pode ocorrer nesta quarta em Campo Mourão; frio começa a perder força na quinta

A 3ª onda de frio do ano, que começou a atuar nessa segunda (23) sobre o Paraná e em toda a região de Campo Mourão, vai se manter com mais intensidade até esta quarta-feira (25), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para amanhã, a temperatura mínima prevista é de 4ºC em Campo Mourão. E, conforme o Simepar, há previsão de geadas.

Esta terça-feira (24) foi o dia mais frio do ano registrado pelo Simepar em Campo Mourão. Durante a madrugada, a temperatura chegou a -0,7ºC com sensação térmica de -2ºC. Apesar do frio intenso e das previsões de geadas, a ocorrência do fenômeno não se confirmou no município. Porém, em algumas cidades da região, como no caso de Roncador, produtores rurais registraram geada, principalmente em locais mais baixos. As áreas de pastagens foram as mais afetadas.

📲 Participe dos grupos de WhatsApp da TRIBUNA!

Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!

👉 Ver todos os grupos

“A atuação da massa de ar polar no Sul do País mantém o tempo estável, porém, com temperaturas negativas em diversas regiões. No Paraná, o amanhecer é gelado em todo o estado, sendo que em diversos municípios da metade-sul, os termômetros registram temperaturas negativas, com destaque para Palmas, -5,0 ºC e sensação térmica de -12,5 ºC, em Curitiba 1,2 ºC com sensação térmica de -5,5 ºC”, comentou o meteorologista do Simepar, Paulo Ricardo Bardou Barbieri.

De acordo com o Simepar, a partir de quinta-feira (26), a temperatura aumentará significativamente em Campo Mourão, com a mínima prevista de 12ºC e máxima de 20ºC. No entanto, as chuvas retornam a partir desse dia, prosseguindo até o próximo domingo (29).

O maior acumulado previsto, conforme o Simepar, é para esta quinta: 58,5 mm. Para sexta-feira (27), a previsão é de 6,5 mm; sábado (28)8,6 mm; e no domingo (29)4,7 mm. Da próxima segunda-feira em diante, o sol volta a predominar em Campo Mourão e região. O Simepar prevê tempo firme pelo menos até o dia 8 de julho, a partir da próxima semana, conforme o gráfico abaixo.

Cuidados

Com os dias de frio intenso, a Sanepar alerta para a necessidade de proteção dos hidrômetros, ou relógios medidores de água, como são conhecidos. As geadas e o frio intenso que chegaram ao Paraná nesta semana com a massa de ar polar podem causar transtornos, provocando o congelamento da água dentro da tubulação do cavalete, e até romper os equipamentos que fazem a medição do consumo. Com isso, a Sanepar orienta a população a tomar algumas precauções para que o hidrômetro não seja danificado, evitando transtornos como vazamentos, desabastecimento ou a necessidade de troca do equipamento.

A proteção pode ser feita com uso de caixa de papelão, plástico, lona, madeira ou outros tipos de materiais que impeçam o acúmulo de gelo sobre o hidrômetro e o encanamento exposto, desde que não fiquem em contato direto com a estrutura. A água congelada se expande, facilitando a ocorrência de trincas ou fissuras na tubulação, ou ainda danificando as engrenagens do relógio. A proteção da estrutura pode ser feita de uma maneira simples, com uma caixa de papelão, protegendo as partes plásticas.