Gestão de Tauillo Tezelli tem aprovação de 70,60% da população, aponta pesquisa

A gestão do prefeito de Campo Mourão Tauillo Tezelli (Cidadania), tem aprovação da maioria absoluta da população mourãoense, alcançando um índice de 70,60% dos moradores. Os dados constam em pesquisa de opinião pública, realizada pelo Instituto “Visão Intelligence Pesquisas”.

Questionados se aprovam ou não a administração de Tezelli, 70,60% dos entrevistados disseram “sim”, 12,90% não aprovam e 16,50% não souberam ou opinaram. O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 23 de maio deste ano em todas as regiões de Campo Mourão e distrito de Piquirivaí. A TRIBUNA teve acesso aos números somente nesta semana.

Os dados foram coletados a partir de entrevistas pessoais com utilização de questionário elaborado. Foi utilizada uma amostra de 589 eleitores, com margem de erro de 4,1% para mais ou para menos. A pesquisa tem grau de confiança de 95%.

Questionados sobre a avaliação sobre a atual administração, 11,70% dos moradores entrevistados responderam como ‘ótima’; boa, 45,60%; regular, 28,40%; ruim, 6%; péssima, 1,20% e 7,20% não opinaram ou não souberam informar.

A população foi ouvida também sobre qual seria o maior problema na gestão pública, na cidade, atualmente. Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada nenhuma alternativa, 24,80% dos mourãoenses apontaram a área da Saúde. Em seguida, aparece Segurança Pública como segundo maior problema: 11,90%. Na sequência, emprego (6,70%), trânsito (5%), sinalização (4,30%), e asfalto (3,60%). Não opinaram (8,60%).

A população foi questionada também qual a maior necessidade de obra ou serviço público em seus bairros. Os dados obtidos foram os seguintes: Segurança Pública (12,20%), Saúde (11,20%), asfalto (7,60%), iluminação (6,40%), limpeza pública (6,40%) e poda de árvores ou mato (3,80%).

A TRIBUNA ouviu o prefeito Tauillo Tezelli, que comentou os dados. Ele informou que é sua aprovação mais alta de todos os mandatos já exercidos. “Tenho que agradecer a população por reconhecer os esforços de toda a equipe da administração. Temos focado nossa gestão tanto na realização de obras de infraestrutura da cidade quanto no cuidado das pessoas. Porque é o cidadão que faz Campo Mourão”, disse o prefeito, ao lembrar do apoio da Câmara Municipal na aprovação de projetos e também da atuação de sua vice-prefeita, Fátima Nunes (PSD).

Atrelado a estas duas linhas de trabalho, Tezelli destacou também a importância de se executar uma gestão financeira planejada e transparente, com investimentos necessários. “Dependemos muito do Governo do Estado. Temos que reconhecer isso e também de um trabalho de equipe de olhar para o cidadão e ver as necessidades dele”, ressaltou. O prefeito comentou que não imaginava uma produção semelhante à que já foi feita até aqui desde que assumiu o comando do município nestes últimos dois mandatos por conta, principalmente, da situação financeira do país que atinge também os municípios. “Mesmo com todas as dificuldades vamos deixar as escolas e prédios públicos todos reformados e organizados. E vamos deixar o município ainda com capacidade de investimento”, informou. O mandato de Tezelli como prefeito de Campo Mourão encerra no dia 31 de dezembro de 2024.

O gestor ressaltou que as ações da gestão vêm sendo feitas de forma planejada e com “pés no chão” da administração. Entre as principais obras, Tezelli destacou a maior dos últimos 30 anos já realizada na cidade: a tão aguardada duplicação da entrada do município, no valor de mais de R$ 39 milhões, reforma geral do estádio municipal, pavimentação asfáltica da Vila Guarujá, pavimentação do prolongamento da Avenida Armelindo Trombini, no Jardim Aeroporto, pavimentação asfáltica da Avenida João Batista Salvadori, que liga o Jardim Cidade Nova até a Santa Casa, das ruas do Jardim Modelo, na saída para Maringá, reformas de escolas e CMEIs, entre outras. Já estão no cronograma da gestão obras de reformas também do cemitério municipal, a construção do condomínio do idoso, entre outras.

Apesar de a Saúde ter sido apontada pelos moradores como uma das áreas mais ‘problemáticas’, o gestor destacou avanços significativos no setor. Ele lembrou que além das obras de reforma em várias unidades de saúde e construção de novas, o município tem criado vários programas para atendimentos a públicos específicos.

“Para atendimento a pacientes com autismo, por exemplo, temos o AMPARA(Ambulatório Especializado). Temos ainda vários outros programas que atendem cada público específico, como o indígena, mulheres vítimas de violência, vínculos familiares, dependentes químicos, e assim por diante”, frisou. “Sabemos que por mais que nos esforcemos, algumas coisas ainda precisam de mais atenção, mas estamos trabalhando com toda a equipe para continuar melhorando ainda mais”, destacou, ao enfatizar a importância do apoio do Governo do Paraná, Ratinho Júnior, na destinação de recursos aos municípios e à ‘ponte política’ dos deputados Douglas Fabrício, Márcio Nunes, e também do agora ex-deputado federal, Rubens Bueno, na articulação para destinação de recursos à cidade.