Hemonúcleo de Campo Mourão reforça pedido de doações de sangue

Antevendo os próximos dois feriados, dia 15, Sexta-feira Santa e dia 21 Tiradentes -, o Hemonúcleo de Campo Mourão reforçou nesta terça-feira (12), à população, pedido para doações de sengue. Há necessidade de todos os tipos sanguíneos, principalmente os de RH Negativo, cujos estoques dificilmente se estabilizam devido a alta demanda.

“Pedimos ao público jovem e adulto para que faça sua doação de sangue antes de sair para viajar ou antes do feriado”, ressalta o banco de sangue. De acordo com informações, desde o início da pandemia, houve queda significativa nas doações. “A doação é uma das maiores demonstrações de amor ao próximo”, diz o Hemonúcleo.

O atendimento no banco de sangue será interrompido apenas nos dias de feriados (15 e 21 de abril). Porém, como muita gente deverá viajar, as doações caem drasticamente, já prevê a unidade. Os doadores têm dois canais de agendamento de horário para doação de sangue, lembrando que esse sistema tornou-se permanente para dar mais comodidade ao doador. São eles: Whatsapp (44) 99878 3811 e pelo link: www.saude.pr.gov.br/doacao

O sangue tem prazo de validade: o concentrado de hemácias (CHM) – 35 a 42 dias, dependendo da solução de conservação; centrado de plaquetas (CP) – cinco dias; e plasma fresco congelado (PFC), até um ano. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos); concentrado de plaquetas; plasma; e crioprecipitado – que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 51 quilos. Antes da doação, é preciso estar descansado, alimentado e hidratado. Caso o morador tenha sido infectado por Covid, é necessário esperar pelo menos 10 após a completa recuperação para fazer a doação.

Já para quem teve contato com pessoas positivadas, devem esperar 7 dias; e ainda, pessoas que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica, podem doar após o término do isolamento. No Hemonúcleo, é preciso apresentar documento oficial com foto.

Desde o começo da pandemia, o estoque de sangue no Hemonúcleo de Campo vem se mantendo instável. Em algumas ocasiões chegaram a falta sangue dos tipos RH negativo.

Quem pode doar

Pessoas que tenham entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal); pesem no mínimo 51 quilos; estejam em boas condições de saúde.

No dia da doação

Apresente documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação; esteja descansado e alimentado (evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).

O que diz a lei

A lei estadual 13.964/2002 concede desconto de 50% em eventos culturais e artísticos para doadores de sangue registrados em hemocentros ou bancos de sangue de hospitais paranaenses. Já a lei 19.293/2017 isenta o doador do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado. A resolução Sesa nº 769/2018 trata do Certificado de Doação de Sangue.