Hemonúcleo reforça restrições para doar sangue em casos de sintomas alérgicos e gripais
Devido aos períodos de outono e inverno, quando comumente aumentam os sintomas alérgicos e gripais na população, o Hemonúcleo de Campo Mourão alerta os doadores sobre as restrições para doar sangue nessas situações. Confira as principais orientações.
Em caso de sintomas como coriza, congestão nasal, tosse seca ou produtiva, dor de garganta, rinite alérgica ou reações alérgicas na pele, é necessário aguardar a recuperação e só então realizar a doação, respeitando um intervalo de sete dias após o desaparecimento dos sintomas.
O mesmo período deve ser observado por pessoas que estiverem utilizando medicamentos antialérgicos, contado a partir da última dose. Já no caso de uso de antibióticos, o tempo de espera para estar apto a doar sangue é de 15 dias após o término do tratamento.
Apesar da baixa nas doações de sangue neste período do ano, a equipe do Hemonúcleo reforça que é importante os doadores cuidarem de sua saúde e de quem vai receber o sangue antes de realizar a boa ação. “Atenção doadores, fiquem atentos às instruções”, alerta a unidade.
A equipe do banco de sangue de Campo Mourão também relembra o grupo que pode ser doador. É necessário ter entre 16 e 69 anos completos e pesar, no mínimo, 51 quilos, sendo que menores de idade precisam de autorização e da presença de um responsável legal no momento da doação.
Todos os doadores devem comparecer ao Hemonúcleo portando documento oficial com foto, podendo ser carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou CNH. No dia da doação, é recomendado estar descansado, alimentado e hidratado, evitando alimentos gordurosos por pelo menos quatro horas antes da doação.
Cada doador pode doar até 450 ml e ajudar a salvar até quatro vidas. “É sempre bom lembrar a importância da doação e do gesto de doar vida. Em muitos casos, não há nenhum tipo de medicamento que possa substituir a transfusão de sangue”, ressalta a chefe da unidade, Michele Cristine Berbet.
Para atender quem precisa, os hemocomponentes são separados em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado – que é o plasma fresco congelado. Homens podem doar a cada dois meses, somando até quatro doações por ano; mulheres, a cada três meses, com, no máximo, três doações anuais.

Junho Vermelho
Este mês é destinado à campanha “Junho Vermelho”, de conscientização sobre a importância de doar sangue, observando os cuidados necessários. No próximo dia 14, também é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Diante disso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), lançou a campanha “Doe sangue, doe vida”, incentivando o gesto de generosidade.
Serviço
Para evitar filas, otimizar o atendimento e garantir um estoque equilibrado de todos os tipos sanguíneos, é necessário realizar agendamento. As datas e horários disponíveis e mais informações podem ser consultados pelo site: saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue
📞 Telefone: (44) 3261-6294
📱 WhatsApp: (44) 99878-3811
📍 Endereço: Rua Mamborê, nº 1500, centro – Campo Mourão