Igreja católica segue com missas de Finados no cemitério

A igreja católica segue com as celebrações em memória dos falecidos no Cemitério São Judas Tadeu, em Campo Mourão. As missas estão sendo celebradas todas as noites, às 19 horas, até dia 1º de novembro, véspera de Finados.

O responsável pela programação religiosa é o padre Genivaldo Barbosa, da Paróquia Santa Rita de Cássia (Jardim Alvorada). “Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. São essas palavras de fé e esperança que sustentam nossa fé”, explica o padre, sobre o sentido das celebrações.

Ele ressalta que as missas na capela do Cemitério estão seguindo os protocolos recomendados de prevenção a Covid-19. “Infelizmente essa doença ainda é uma realidade”, sintetizou. No Dia de Finados as missas serão celebradas a cada duas horas (6:00, 8:00, 10:00, 12:00, 14:00, 16:00 e 18:00).

Rezar pelos falecidos faz parte da tradição católica desde os primeiros séculos, quando os cristãos visitavam os túmulos dos entes queridos. No século XIII, o dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado em 2 de novembro, já que no dia 1º era comemorada a solenidade de todos os santos.

O professor de Teologia do Instituto Regional para a Formação Presbiteral do Regional Norte 2, Frei Ribamar Gomes de Souza, explica que Santo Isidório de Servilha chegou a apontar que o fato de oferecer sufrágios e orações pelos mortos é um costume tão antigo na Igreja que pode ter sido ensinado pelos apóstolos.

“Às vezes olhamos a nossa vida numa perspectiva de uma tumba que será fechada com a terra e com uma pedra em cima, mas para nós cristãos, Cristo está diante dessa pedra. Ele que é a Ressurreição e a vida”, salientou o frei.