Mais um bairro inicia feira livre em Campo Mourão

Depois dos jardins Araucária, América, Cidade Nova e Cidade Alta, na semana passada foi a vez do Conjunto Avelino Piacentini iniciar a feira livre como nova opção de compras e lazer aos moradores. Inicialmente são nove barracas, emprestadas por feirantes do bairro vizinho, Jardim América, onde a feira foi iniciada em agosto do ano passado. 

A feira no Avelino é realizada na quinta-feira, a partir das 17 horas. “Para o início o resultado foi muito bom”, disse a presidente da Associação de Moradores do bairro, Suleide Gonçalves dos Santos. Ela disse que há cerca de cinco anos vinha tentando implantar a feira, mas conseguiu agora graças ao apoio do presidente da Associação do Jardim América, Hélio Gonçalves, que além de emprestar as barracas também conversou com moradores do bairro e ajudou a providenciar a documentação.

Hélio ressalta que assim como no América, no bairro vizinho a principal característica é que os feirantes são todos moradores do próprio bairro. “Por enquanto a energia elétrica está sendo cedida por um comerciante que já tem um ponto fixo no local e seu comércio também faz parte da feira”, explica Hélio.

Além da opção de compra de alimentos a preços mais em conta, a proposta da feira é unir os moradores. “No Jardim América, onde iniciamos há quase um ano e meio, tinha gente que não conhecia o vizinho e passou a conhecer na feira”, comenta Hélio, que também está satisfeito com os resultados. 

As feiras nos bairros têm apoio da União dos Presidentes de Associações de Moradores de Campo Mourão (Uprescam). A realização foi autorizada pela prefeitura, já que os bairros não contam com a tradicional Feira do Produtor, realizada há mais de 20 anos na cidade. “O mais importante é que isso surgiu por iniciativa dos próprios moradores”, analisa Lineo Quadros, presidente da Uprescam.