Morre Natal, ex-vice-prefeito e ex-vereador de Farol

Morreu por volta das 6h30 desta quarta-feira (23), o agricultor Natalicio Saraiva dos Santos, aos 65 anos de idade. Natal, como era mais conhecido, perdeu a vida para o câncer. Ele vinha se tratando da doença já há algum tempo. Coincidentemente faleceu justamente no dia em que sua cidade completa 28 anos de emancipação político-administrativa. O velório acontecerá em dois dias. Hoje (23), das 15 às 17 horas, e quinta-feira (24), das 9 às 11 horas, na Casa da Cultura. O sepultamento será às 11h30 (de quarta), no cemitério municipal. 

Nascido na cidade de Moreira Sales, Natal completaria 66 anos no próximo dia 8 de agosto. O agricultor teve uma vida dedicada a política, em Farol. Ele foi o primeiro presidente da Câmara Municipal. Exerceu o cargo de vereador por um mandato.

Além disso foi vice-prefeito em quatro gestões (8 anos). Duas vezes nas gestões do ex-prefeito Edson Martins e outras duas nas gestões da ex-prefeita Angela Kraus, cuja sua última foi entre 2017 a 2020. Natal chegou a disputar as eleições para vereador no ano passado. Porém, não conseguiu ser eleito.

O ex-vice-prefeito, também já assumiu interinamente o comando da prefeitura de Farol. Foi em setembro de 2018. Na ocasião, a ex-prefeita Angela Kraus havia se licenciado do cargo por um período de 11 dias para se dedicar exclusivamente à campanha da então candidata à reeleição ao governo do Paraná, Cida Borgheti (PP). “É um período bem curto, mas uma grande responsabilidade”, falou ele na ocasião. 

“Perdemos o nosso pioneiro e liderança política Natalício Saraiva dos Santos, o popular e conhecido de todos ‘Natal’. Membro conosco da comissão de emancipação político-administrativa, primeiro presidente da Câmara Municipal de Vereadores e vice-prefeito reeleito por quatro mandatos, tendo ainda disputado outras três eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador”, lamentou o ex-prefeito, Gilmar Cardoso, em nota publicada em suas redes sociais. “Tivemos boas parcerias políticas e amizade”, emendou.

A família de Natal chegou a Farol do Nordeste. Foi pioneira no cultivo do algodão no município. “Juntos implantamos as primeiras leis municipais e a organização administrativa da cidade. Sua memória, jeito simples de ser, honestidade, companheirismo, sotaque reconhecido e citações típicas, ficarão para sempre na memória de todos quantos lhe conheciam e tiveram o privilégio de sua amizade e bons e longos causos”, acrescentou Cardoso. 

A ex-prefeita Angela Kraus, também lamentou a morte de Natal, lembrando que ele foi uma das pessoas que mais contribuiu para a emancipação de Farol. “Uma pessoa que vai fazer muita falta e que ajudou a construir a história de Farol. O Natal batalhou muito desde o início para a emancipação da cidade, foi o primeiro presidente da Câmara e criou a Lei Orgânica do Município. Era como irmão, pessoa muito temente a Deus e que lutou muito para sobreviver”, disse Angela.

O prefeito de Farol, Oclécio Menezes decretou luto oficial de três dias. “Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento de nosso amigo, um líder político e comunitário, que marcou a história do município, fazendo parte da emancipação política. Era uma pessoa querida e que eu admirava, independente das divergências política”, declarou Menezes.