No mês de conscientização às drogas, 11ºBPM atendeu mais de 6.963 estudantes na região

Durante todo junho, mês dedicado à conscientização sobre o abuso de drogas e o tráfico de ilícitos, o 11º Batalhão e Polícia Militar de Campo Mourão atendeu 16 municípios com palestras em escolas de conscientização e orientação contra o uso de drogas.

A assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu em 1987, o mês de junho, como mês do combate às drogas. Com o intuito de conscientização e do estímulo a práticas saudáveis, durante o mês foram ministradas palestras na rede Estadual de Ensino pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão.

Com o tema “Quem somos nós?”, a campanha teve como objetivo incentivar a criação de telas mentais positivas nos jovens, buscando assim escolhas saudáveis por meio do livre arbítrio. Um total de 40 estabelecimentos de ensino foram atendidos e pelo menos 6.963 estudantes participaram das ações de prevenção.

Além de palestras, foram realizadas também blitze educativas no centro de Campo Mourão com a participação da Associação das Senhoras Rotarianas, Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão; Conselho Municipal Antidrogas; Conselho Municipal de Segurança; entre outros parceiros.

“O 11° BPM agradece aos parceiros e lembra que o ciclo de palestras se estenderá até o mês de agosto quando se comemora o aniversário da Polícia Militar do Paraná. O agendamento das palestras pode ser feito pelo telefone (44) 3525-3013, de segunda à sexta-feira em horário comercial”, comentou o comandante do 11 BPM, tenente coronel Adauto Nascimento Giraldes Almeida.

Mês de combate às drogas

Estima-se que todo ano 210 milhões de pessoas usem drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200.000 morrem anualmente. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico.

Com vistas a conscientizar a população global sobre o tema, todos os anos, em 26 de junho é comemorado o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos – dois graves problemas para a sociedade em geral e para os jovens, em particular.

Para lembrar a data no Brasil, o UNODC realizou no mês de junho uma série de atividades no âmbito do programa Jovem de Expressão, uma inciativa do Grupo Caixa Seguros, em parceria com a CUFA-DF, o Grupo Cultural Azulim, o UNODC e a UNESCO. A programação tem como objetivo conhecer melhor e debater a temática das drogas e os riscos associados ao seu uso, numa perspectiva da cultura jovem.

Mundialmente, o UNODC lidera a campanha de conscientização sobre o abuso de drogas ” Ação Mundial por Comunidades Saudáveis Sem Drogas”. O objetivo da campanha é mobilizar o apoio e inspirar a população a atuar de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas. O foco da campanha é a promoção de atitudes saudáveis nas comunidades como uma alternativa ao uso de drogas. Como parte desse esforço, uma série de materiais educativos sobre os tipos de drogas, seus efeitos e riscos, e informações direcionadas para adolescentes, país e professores está disponível nos mais diversos idiomas.