Parque Estadual Lago Azul completa 23 anos

Criado em 30 de junho de 1997 e aberto ao público no mesmo ano, o Parque Estadual Lago Azul, de Campo Mourão, completa nesta terça-feira 23 anos. A unidade de conservação ocupa uma área de 1.749 hectares às margens da PR 487 (entre Campo Mourão e Luiziana), abriga várias espécies raras e ameaçadas de extinção. 

“A criação do parque pelo Estado teve grande apoio popular por meio das entidades civis e de ações políticas ocorridas na época, pois a área pertencia à Copel em face da usina hidroelétrica Mourão”, lembra o vereador Edson Battilani, que na época era secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo ele, o fato decisivo para a criação do parque foi a instalação do Centro Regional de Educação Ambiental naquela gestão que tinha como prefeito o atual deputado federal Rubens Bueno. “Até hoje o centro funciona na entrada do parque, nas dependências desativadas de uma hospedaria de propriedade da Copel”, enfatiza Battilani.

Um dos cartões postais do município, o Parque é propício para visitações, com duas trilhas, que passam por espécies de árvores nativas identificadas por placas  e cachoeiras. “Esta foi uma importante conquista para nosso município. Trabalhamos em conjunto com o Governo do Estado (IAP) e a sociedade civil organizada de Campo Mourão para que este local fosse construído”, reforça o vereador.