Parque Lago Azul segue recebendo visitação, mas tem trilha interditada

O Parque Estadual Lago Azul (PELA) é uma opção de lazer gratuito em Campo Mourão. Atualmente, oferece diversos espaços para contato com a natureza, como trilhas, circuito para caminhada e bike. Após temporal que atingiu o município e a região no final do mês passado, a trilha Aventura precisou ser suspensa por tempo indeterminado. Apesar disso, o parque segue aberto para visitação, com outras opções.

O passeio pela trilha Aventura precisou ser interrompido, pois parte do percurso é feito dentro do rio. “A trilha Aventura, hoje, está suspensa por tempo indeterminado”, disse Fabiano Viudes, gerente da unidade de conservação do PELA e chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão. Ele explicou que, por medida de segurança, está ‘impossível’ realizar esse percurso atualmente.

Isso não impediu, no entanto, a ida das pessoas interessadas ao parque, que, desde o ano passado, conta com mais atrações aos visitantes. Hoje, há um viveiro de aves, circuitos para bike e corrida ou caminhada, além da tradicional trilha Peroba. O gerente do parque informou que, por não ter nenhum percurso dentro d’água, essa trilha não foi prejudicada.

Além disso, Viudes revelou que, em breve, terá mais um espaço para visitação. “Pretendemos inaugurar, nos próximos 15 ou 20 dias, um espaço para piquenique, com redários, balanços, ofertando para o nosso visitante um conforto maior”, falou.

Não é necessário fazer agendamentos para visitar o parque. Caso vá um grupo grande ou uma excursão, por exemplo, o responsável pelo espaço recomenda que uma pessoa entre contato previamente. Assim, a equipe do parque pode oferecer uma palestra ambiental.

O circuito para bike é uma das atrações mais recentes do PELA

Com mais atrações, visitações têm aumentado a cada ano

Em virtude do maior número de opções dentro do parque, o número de visitantes tem crescido constantemente. Segundo o Fabiano Viudes, nos últimos três anos, a quantidade de pessoas que passou pelo local triplicou. Para se ter ideia, de janeiro a novembro deste ano, já visitaram o PELA cerca de 9 mil pessoas.

“São quase mil visitantes por mês. O parque recebia mil e trezentos por ano”, enfatizou. Essas quantidades incluem visitantes locais, regionais e, inclusive, de outros estados. “Estamos com um projeto pronto já, aguardando somente a licitação para construção de um pátio para motorhome, dentro da unidade”, revelou, complementando que a capacidade será para 6 veículos recreativos.

Viudes destacou as vantagens para ir ao PELA. “Gostaria convidar a população, em especial, os pais, que utilizem o espaço, que proporciona um contato muito grande com a mãe natureza, através das trilhas hoje que são fornecidas. Também para conhecer o nosso viveiro de aves, que é bastante rico, com araras, papagaios, várias espécies de pássaros nativos”, disse, ao lembrar que essa é uma opção de turismo gratuito.

Serviço

O funcionamento do parque é das 9 às 17 horas, de quarta à segunda-feira. Aos sábados, domingos e feriados ele também segue aberto, nesses mesmos horários. Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3523-1915. Mais detalhes sobre o parque podem ser consultados no site: https://tinyurl.com/4wcejuk8