Campo Mourão tem saldo positivo de emprego pelo 4º mês consecutivo

Aos poucos o mercado de trabalho vem se restabelecendo mesmo em plena pandemia na cidade de Campo Mourão. Pelo 4º mês seguido o município registrou mais admissões do que demissões no mês de setembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério da Economia. Na Comcam, 6 dos 25 municípios tiveram saldo negativo de emprego em setembro. Veja abaixo os números por município. 

Em Campo Mourão foram 801 admissões contra 599 desligamentos, um saldo de 202 novos trabalhadores no mercado. O Caged não divulgou as contratações por segmento. De acordo com os dados, a taxa de emprego em Campo Mourão encerrou setembro com variação de 0,86%.

O saldo de empregos na cidade, de janeiro a setembro é o seguinte: janeiro (135); fevereiro (126); março (-5); abril (-382); maio (-219); junho (44); julho (156); agosto (114); e setembro (202). Pelos números é possível constatar que setembro foi o mês com melhor saldo até o momento.

O chefe da Agência do Trabalhador de Campo Mourão, Alexandre Ricardo Galland, comemorou os números. A expectativa, segundo ele, é que as contratações aumentem ainda mais com a chegada de fim de ano, com a abertura de vagas temporárias pelas empresas. Galland destacou também novos empreendimentos de empresários no município. A exemplo, citou a abertura da primeira loja atacadista da rede de supermercados Paraná. “Somente este empreendimento gerou 100 empregos”, citou. O investimento foi de R$ 20 milhões. 

Galland acrescentou que apesar das dificuldades geradas pela pandemia, os empresários seguem investido em Campo Mourão, gerando empregos. “A expectativa é que os números sejam ainda mais positivos nos próximos meses”, ressaltou. 

Comcam

Na região da Comcam, 6 dos 25 municípios tiveram saldo negativo de emprego, segundo o Caged. São eles: Altamira do Paraná (-2); Barbosa Ferraz (-4); Juranda (-4); Nova Cantu (-4); Quarto Centenário (-1); e Ubiratã (-13).

Paraná

O Paraná emplacou o quarto mês consecutivo de saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada. De acordo com o Caged, o Estado abriu 19.732 novos postos de trabalho em setembro. É o segundo melhor desempenho do ano, atrás apenas de fevereiro. Com isso, o Paraná passa a ter um estoque positivo no ano, com 1.092 vagas, algo que não ocorria desde março. Já em relação a agosto, que contou com saldo de 17.061 admissões, houve um incremento de aproximadamente 16%. 

Os setores que mais se destacaram em setembro no Paraná foram da indústria de transformação, com 6.690 empregos criados. Na sequência, destaque para o comércio (5.398), serviços (4.716), construção civil (2.892) e agricultura (100). O único segmento com saldo negativo foi o da indústria de utilidade pública, com fechamento de 64 vagas.