Prefeitura de Campo Mourão libera cinema e aulas presenciais em faculdades privadas

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), assinou novo decreto nesta sexta-feira (4), flexibilizando o funcionamento de atividades no município. As novas medidas foram anunciadas considerando as deliberações do Comitê Municipal de Gestão de Crise do Coronavírus (Covid-19).

As duas principais novidades é que a prefeitura liberou a partir de agora o funcionamento de salas de cinema em Campo Mourão e permitiu o retorno das aulas presenciais de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior privadas. Para isso, as instituições devem respeitar todas as medidas de segurança sanitária destinadas a evitar a aglomeração de pessoas e a disseminação do Covid-19.

Em escolas públicas e privadas, as aulas presenciais permanecem suspensas por força de decreto estadual, até nova ordem do Governo do Estado. A recomendação do município é que crianças com até cinco anos permaneçam em isolamento social. Os estabelecimentos privados de ensino poderão realizar atividades administrativas internas, de suporte técnico ou de gestão pedagógica, desde que respeitadas todas as medidas de segurança sanitária.

Cinema

Em relação ao funcionamento das salas de cinema, deve ser cumprida uma série de exigências como: uso de máscaras em tempo integral para todas as pessoas, tanto clientes quanto colaboradores, inclusive durante a exibição dos filmes; acesso de no máximo 40% da capacidade total das salas com distanciamento mínimo de dois metros entre cada poltrona; e as filas deverão ser organizadas dentro e fora dos estabelecimentos, assegurando a distância mínima de dois metros entre as pessoas.

Além disso, os clientes deverão higienizar a sola dos calçados antes de adentrarem nas salas, devendo ser disponibilizados tapetes higienizadores ou similares; disponibilização de álcool em gel nas entradas das salas e em locais estratégicos; as poltronas devem ser constantemente higienizadas e manter intervalo suficiente para assepsia do ambiente entre uma sessão e outra; não utilizar objetos compartilhados como óculos 3D ou outros; e os seguranças e funcionários deverão atuar de forma a orientar e evitar a aglomeração dos clientes.

Jogos

O jogo de bilhar também foi liberado em bares e lanchonetes, desde que os estabelecimentos mantenham as mesas dispostas com distanciamento mínimo de dois metros entre uma e outra. Tacos, bolas e mesas deverão ser higienizados a cada partida, proibindo o compartilhamento dos tacos.

As atividades de música ao vivo em bares, lanchonetes e restaurantes também foram permitidas nas seguintes condições: em horários de funcionamento dos respectivos estabelecimentos, vedada a abertura de pista ou espaço para danças e bailes; deverão ser respeitados o distanciamento e a disposição das mesas; vedada a aproximação entre músicos e plateia; obrigatório o estabelecimento de barreiras que garantam o distanciamento de dois metros entre os músicos, técnicos e o público; proibido o compartilhamento de microfones, instrumentos e equipamentos entre os músicos; e os músicos deverão tocar usando máscara, exceto os vocalistas.

Multa

O dono de estabelecimento que descumprir as medidas serão advertidos, podendo receber multa de R$ 500,00 até R$ 25.000,00; embargo do estabelecimento e cassação de alvará.  

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Campo Mourão tem 1.240 casos de coronavírus, 99 casos suspeitos, 528 pessoas monitoradas. A cidade acumula 32 mortes pela doença. Ao todo 961 infectados foram curados do vírus.