Procon de Campo Mourão fará mutirão online de renegociação de dívidas

O Procon de Campo Mourão, participa junto aos demais Órgãos de todo o Paraná, entre os dias 7 e 31 deste mês de março, de um mutirão online de renegociação de dívidas. Participarão da ação mais de 160 bancos e instituições financeiras.

A ação acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Procon-PR, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Procons.

“Nós de Campo Mourão já nos cadastramos e vamos participar. Entendemos que é o momento de o consumidor de Campo Mourão quitar suas dívidas, limpar o seu nome e voltar a ter crédito. Estamos praticamente saindo de uma pandemia que colocou muitos mouraõenses em dificuldades. Várias pessoas não conseguiram pagar suas dívidas porque perderam seus empregos ou tiveram suas rendas diminuídas. O que queremos agora, com este Feirão, é que estes credores voltem a ter crédito e pagar suas dívidas. Para isso vamos participar ativamente deste grande mutirão”, falou o advogado Sidnei Jardim, coordenador do Procon do município.

Ele ressaltou ainda que a iniciativa é de extrema importância, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e do consequente endividamento. O mutirão tem também o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho do Paraná.

Muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou o seu banco por se sentirem constrangidos com a situação de terem o nome incluso na lista de devedores. O Procon acredita que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair da situação de endividamento.

Como participar?

Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br – quando receberá um login e senha. Em seguida, deve fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno do credor. “Que todos os que estão com dívidas aproveitem este momento para ‘limpar’ o seu nome”, ressaltou Jardim.