Programação da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres é definida
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) definiu, na última reunião mensal, na semana passada, a programação da 5ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres, em Campo Mourão. Realizada em dois momentos, a abertura será no dia 29 de maio, às 18 horas, no Sindicato dos Bancários (Rua Harrison José Borges, nº 1520, centro). A continuação das discussões acontecerá no dia 30, às 8 horas, em local a ser definido.
A conferência iniciará com uma palestra magna, ministrada pela presidente do Fórum Maringaense de Mulheres (2023-2025), Celene Tonella. Ela também é professora do Programa de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e vice-coordenadora do Núcleo Observatório das Metrópoles da UEM. Na ocasião, os participantes também começarão a discutir dois dos oito eixos temáticos fundamentais indicados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
No segundo encontro, será dada continuidade às discussões e à aprovação das propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, marcada para agosto, em Foz do Iguaçu. Na ocasião, também haverá a eleição das delegadas que representarão o município no evento. De acordo com a presidente do CMDM, Rafaela Schmitt, as conferências municipais de políticas para as mulheres são espaços democráticos de diálogo.
Por meio deles, a sociedade pode avaliar e propor diretrizes para a formulação e implementação de políticas voltadas à promoção da igualdade de gênero e ao enfrentamento das desigualdades que atingem as mulheres. “Esses encontros constituem etapas preparatórias para as conferências estaduais e nacionais, sendo fundamentais para fortalecer a participação social, ouvir as demandas locais e consolidar propostas que promovam a equidade e os direitos das mulheres em todo o território nacional”, enfatizou a presidente.
Reunião mensal
Os detalhes para a Conferência Municipal de Política para as Mulheres, em Campo Mourão, foram debatidos e definidos durante a 4ª Reunião Ordinária mensal, realizada na Secretaria dos Conselhos da Comarca de Campo Mourão, na semana passada.
Participaram do momento representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Fundação de Esportes, da Secretaria Municipal de Educação, da Polícia Militar, do Movimento Feminista, do Movimento Negro, do Sindicato dos Bancários, do Conselho Regional de Psicologia e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Além de tratar de assuntos voltados ao planejamento da conferência municipal, a reunião também foi pautada no debate das propostas dos oito eixos temáticos que serão apresentados na conferência estadual, os quais também nortearão as discussões do evento em nível municipal.
Na ocasião, foi definida, ainda, a pauta da próxima reunião do CMDM, em junho. Será abordado o Plano Municipal da Mulher, documento no qual estão definidos os eixos e as metas relacionados às políticas voltadas ao público feminino no período de 2023 a 2027. “A gente quer fazer todo um monitoramento bem completo junto com as secretarias para ver o que está sendo feito, para garantir que esses eixos sejam cumpridos aqui no município”, comentou Rafaela.
Serviço
O link de inscrição para os interessados em participar gratuitamente da Conferência Municipal de Política para as Mulheres, em Campo Mourão, será disponibilizado em breve, no perfil do Instagram do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher: @cmdm.campomourao.