Rotary homenageia empresária Leila Tonello com a ‘Comenda Verdes Campos’

O presidente do Rotary Campo Mourão Verdes Campos Cicero Ferreira da Silva, fez na noite dessa segunda-feira (27), a entrega da “Comenda Verdes Campos” à empresária mourãoense Leila Maria Tonello da Luz, proprietária da rede de supermercados Paraná, com matriz em Campo Mourão.

A comenda trata-se de um título honorífico entregue anualmente pelo Rotary Club de Campo Mourão, para pessoas que se destacam na comunidade por sua participação em causas que geram o bem estar social e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Participaram da entrega da homenagem o ex-governador do Distrito 4630 Edio Martelo e o atual governador, Elói Ricardo Bonkoski, empossado no último sábado,

De acordo com o presidente do Rotary Verdes Campos, Cicero Silva, o Rotary Internacional tem como um de seus pilares filosóficos, o incentivo às pessoas e entidades para que dentro de suas possibilidades possam se engajar e desenvolver ações que visem o bem estar social, a solidariedade e o desenvolvimento sustentável das populações mais carentes.

“Visando exemplificar ao cidadão comum como ele pode individualmente também participar dessa preocupação com a população, a Comenda Verdes Campos identifica e brinda de forma a incentivar aquelas pessoas que se dedicam ao bem comum e servem de exemplo para que haja uma distribuição de rendas que beneficiem as populações mais carentes. Assim, a família Tonello representada pela sua matriarca, a dona Leila como carinhosamente é chamada, foi identificada este ano pelo Rotary Club”, destacou Cicero.

A empresária já recebeu em 2010 o título de Mulher Empreendedora Destaque de Campo Mourão e Região. A honraria foi recebida em Curitiba. A rede de supermercados de Leila gera em Campo Mourão 800 empregos diretos, somando às filiais em outras cidades são 1.400 empregos. “Aliás, o Paraná Supermercados, que é dirigido por Leila e seus três filhos, representa a quarta empresa que mais arrecada impostos só no município de Campo Mourão”, informou o presidente do Rotary Verdes Campos. Leila recebeu a homenagem acompanhada de seus filhos e netos.

A família

Filha de imigrantes gaúchos, nascida em 1952, Leila veio ainda criança, em 1958, estabelecendo-se na comunidade Campina do Amoral, em Luiziana, distante 50 quilômetros de Campo Mourão, onde seu pai foi agricultor.

Das quatro irmãs, ela desde cedo se destacou ajudando na lavoura, cuidando dos animais, inclusive conduzia um trator exposto ainda hoje no Paraná Família, em Campo Mourão. Casada com Adalberto Machado (in memoriam) , funcionário da Slaviero, começou ajudar o marido em uma venda na própria fazenda Slaviero. Foi professora naquela localidade. Depois iniciaram o ramo de mercado em 1.982 com a compra da Mercearia Casa Tristão, na entrada do Lar Paraná em Campo Mourão onde ela fazia de tudo, atendendo e sendo a caixa do estabelecimento.

Adalberto, deu exemplos de garra e determinação conduzindo a família ao trabalho e foi grande pilar na criação do conglomerado, oportunizando à esposa o desenvolvimento como mulher e empresária. “Como dissemos, a evolução do negócio fez com que 1.400 empregos diretos e mais de 3.000 indiretos, proporcionam desenvolvimento e renda a Campo Mourão e outros municípios de regiões vizinhas”, disse Cicero.