Saúde espera imunizar 34.037 pessoas contra gripe na Comcam

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão espera vacinar 34.037 pessoas na 1ª etapa de vacinação contra a gripe. A imunização inicia oficialmente na próxima segunda-feira (12), porém na Comcam, alguns municípios já começam a vacinar a população neste sábado (10). Entre eles, Campo Mourão.

Por grupos, o público estimado a ser vacinado é o seguinte: crianças de 6 meses a 2 anos (6.391); crianças de 2 a 4 anos (12.027); crianças de 5 anos (4.027); gestantes (3.195); e trabalhadores da saúde (8.397). Somente em Campo Mourão serão imunizadas nesta etapa 10.923 pessoas. Veja na tabela abaixo o público estimado por município. 

A enfermeira chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica da Regional de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira, recomenda à população que não deixe para vacinar de última hora. E em caso de dúvida procure se informar nos seus municípios sobre os locais de vacinação. “Por conta do período de pandemia, é muito importante que evitem aglomerações”, destacou. 

A campanha de imunização contra a gripe seguirá até o dia 9 de julho. A meta da regional é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. O Paraná deverá imunizar 4,4 milhões de pessoas e para iniciar a primeira fase recebeu 372 mil doses enviadas pelo MS. Todos os municípios da região estão abastecidos com as doses.

Evandra lembrou que a vacinação será feita de forma escalonada; os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas. Na primeira etapa, que vai de 12 de abril a 10 de maio, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde.

Na segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, a vacinação abrangerá : idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas. Na terceira etapa, de 9 de junho e 9 de julho, estão: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

“Pela primeira vez os idosos não estão na primeira etapa da vacinação da Influenza porque neste momento o grupo ainda está sendo atendido com a dose contra a Covid-19″, explicou Evandra. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19 e respeitar o intervalo de 14 dias entre as vacinas.

Vacina em Campo Mourão

O município de Campo Mourão antecipará a abertura de vacinação contra gripe já neste sábado (10). O atendimento será das 8 às 13 horas, nas Unidades de Saúde do Cohapar, Lar Paraná (Vila Cândida), CSU, Urupês, Paulista, Modelo, Cidade Nova, Piquirivaí, Guarujá e Jardim Tropical. 

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, comentou que a vacinação contra a gripe, além de prevenir o surgimento de complicações, internações e óbitos por causa da própria infecção, também vai reduzir os sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19. 

Ele disse que o município está preparado para a vacinação. “Recomendamos às pessoas que se dirijam às unidades de saúde em horários diferentes para não gerar aglomeração. Há vacinas para todos. Toda a população será imunizada”, falou Santos à TRIBUNA.